terça-feira, 2 de setembro de 2014

#CBE Monte del Frá Valpolicella Ripasso 2009


No último mês tive a agradável surpresa de ser indicado a escolher o tema de agosto da Confraria Brasileira de Enoblogs, o que é também uma grande responsabilidade: selecionar algo que instigue os confrades e confreiras. 

E como a Itália é uma terra em que, entre os comuns, o Chianti é rei, decidi dar espaço ao tão injustiçado Valpolicella e suas diversas manifestações. 

Eu mesmo escolhi um Ripasso, versão "bombada" do Valpolicella mais simples, que é acrescida de bagaços de uva utilizados na produção do Amarone e do Recioto para uma refermentação. O resultado é um bocado de comida a mais para as leveduras, o que resulta em mais álcool, taninos e polifenóis que conferem maior complexidade ao vinho. Claro, isso é um resumão da coisa.

O rótulo escolhido por mim foi o Monte del Frá Valpolicella Ripasso 2009, produzido pela Tenuta Lena di Mezzo e importado pela Domno do Brasil. O vinho é elaborado com as castas tradicionais do Valpolicella (Corvina e Corvinone 80% e Rondinella 20%) e passa por 18 em barricas de carvalho francês.

O resultado...?

Vejamos:
Visual: Vermelho rubi intenso.

Olfativo: Intenso no nariz. Senti aromas de frutas vermelhas em geleia e algo de couro.

Gustativo: Potente, com muita percepção de álcool e açúcar residual, como era de se esperar. Taninos bem perceptíveis. Achei que a acidez ficou discreta, podia ser maior para contrabalancear. Persistente e com uma nota de pimenta do reino no retro-olfato. 

Opinião: Não sou lá um grande conhecedor dos Valpolicella, ainda mais dos Ripasso. Mas senti falta daquela cereja azeda que sempre percebi nestes vinhos, bem como um toque meio cozido, lembrando vinho do porto. Enfim, acabou sendo diferente do que eu esperava e, embora R$ 65 esteja barato para um Ripasso della Valpolicella, creio que vale mais a pena gastar o mesmo por um bom Valpolicella clássico ou investir um pouco mais, caso queira partir para os Ripasso. Não compraria de novo.

Em tempo, não quis repetir figurinha, mas volta e meia bebo este Ripasso da Zonin, que já postei aqui no blog há muito tempo. Esse sim vale bem a pena! Segue o link.

Monte del Frá Valpolicella Ripasso 2009
Região: 
Valpolicella Superiore DOC (Veneto) - Itália
Produtor: Tenuta Lena di Mezzo
Importador: Domno do Brasil
Teor alcoólico: 
14%
Casta(s): 
80% Corvina/Corvinone - 20% Rondinella)
Preço: 
R$ 65,00


2 comentários: