quinta-feira, 19 de junho de 2014

#CBE Carta Vieja Prestige Chardonnay 2009


Novamente com atraso, posto o vinho do mês passado para a Confraria Brasileira de Enoblogs, cujo tema desta vez foi "Branco Barricado". Incrivelmente consegui comprar um Albariño e um Viognier que pensei equivocadamente terem curto estágio em barricas. Vinhos incríveis (que depois postarei por aqui), mas que não tiveram o tal estágio, por isso não se aplicavam à degustação.

Só para constar e participar, acabei caindo um clichê e comprando um Chardonnay. Sem muitas expectativas. E até certo receio, afinal é de safra 2009. O danado passa 12 meses em barrica de carvalho e o estou degustando neste exato momento. Vejamos o que acho:

Visual: Amarelo intenso e brilhante, quase ouro. Mostra que já tem certa idade.

Olfativo: Aroma intenso que evidencia a longa passagem por barris de Carvalho: coco, baunilha, pão torrado e algo amanteigado. Ao fundo o velho abacaxi em calda. Incrivelmente pareceu inteiro, apesar dos 5 anos.

Gustativo: Corpo médio. O álcool se faz notar, conferindo maciez e um certo calor. A acidez ou já esmaeceu um pouco ou é naturalmente moderada neste vinho, mas ainda se mostra bem viva. Algum amargor no final de boca. Persistência longa, com retro-olfato confirmando as notas de fruta madura/compota e tostados. 

Opinião: Paguei R$ 43 reais neste vinho e não tinha absolutamente NENHUMA expectativa positiva em relação a ele. Comprei só para participar da degustação mesmo. Mas me surpreendeu muito positivamente! Em primeiro lugar, para um branco (desta faixa de preço, especialmente) ele sobreviveu muito bem aos seus 5 anos. Para quem gosta de vinho branco BEM barricado, é um ótimo exemplar. Eu, particularmente, acho que um pouco menos de barrica faria bem a ele. Mas pelo preço, pode comprar na boa. Beber de imediato!


Carta Vieja Prestige Chardonnay 2009
Região: Vale de Casablanca - Chile
Produtor:
 Viña Carta Vieja
Importador: 
Carballo Faro
Teor alcoólico: 
13,5% 
Casta(s): 
Chardonnay

Preço: R$ 43,00


2 comentários: