quinta-feira, 29 de abril de 2010

28/04/10 - Jantar enogastronômico no Zen com vinhos da Ana Import

Mais um jantar com tempero thai no espaço de pouco mais de uma semana! Desta vez foi no restaurante de comida asiática - ênfase thai - Zen, em uma proposta de harmonização com alguns vinhos do portifólio da Ana Import. O Sommelier responsável por harmonizar o jantar foi o Marcelo Bastos, da importadora.

Fui a este evento acompanhado de minha namorada, que como minha mãe, adora um bom vinho mas não é afeita a detalhes técnicos. Agradeço pela compreensão e paciência dela, enquanto eu anotava os vinhos e pratos no meu bloquinho.

Fomos recebidos com um espumante francês, o Cavalier Rosé, já conhecido meu de outro jantar harmonizado da Ana Import, e postado aqui no blog. Para conferir a resenha deste outro jantar, acesse aqui. O espumante além de ser um brinde de boas vindas, acompanhou a entrada, uma sopa de abóbora com leite de coco, cogumelos (shitake laminado, creio eu) e camarão, salpicados com coentro.

O espumante, embora muito simples e com espuma pouco persistente, tinha uma certa sensação de dulçor leve na boca, que casou bem com a sopa, também adocicada pela abóbora. A sopa se mostrou bem cremosa, aromática e saborosa, só não sei se eu serviria ela como entrada, pois se mostrou muito encorpada. É uma daquelas sopas boas para tomar como refeição mesmo, em um dia frio e chuvoso. Bem comfort food. Gostei muito!

O primeiro prato foi curioso. Um filé de badejo com alho torrado, curry de maracujá, acompanhado de risotto de cogumelos. Bem parecido com o filé de robalo que comi no evento do bistrot du vin, e igualmente bem executado. Aqui a escolha de harmonização foi pelo William Cole Columbine Chardonnay 2009, cuja untuosidade foi fundamental para escoltar o arroz, bem cremoso.

O segundo prato foi composto por costeletas de cordeiro acompanhadas de purê de mandioquinha, geléia de pimenta e chips de alho poró. A carne estava no ponto ideal, suculenta e saborosa, o purê estava ótimo, cremoso e com uma boa quantidade de alho (que adoro), e o grande diferencial foram os chips de alho poró, dando crocância e sabor ao conjunto.

O vinho escolhido para acompanhar foi o Landélia Cabernet Sauvignon 2008. Achei uma opção interessante, mas o vinho ainda está muito jovem e com muitas arestas, de forma que eu escolheria um prato ainda mais suculento e gorduroso, para ajudar a atenuar os taninos e a acidez. Mas a harmonização ainda assim foi boa em certo nível, e conseguiu mostrar bem como o vinho pode ser daqui a uns dois anos.

Para fechar o evento, foi servido um delicioso pudim de ricota, com calda de goiaba. Cremoso, calda no ponto certo, sem interferir demais na delicadeza do pudim, equilibradíssimo. A harmonização conseguiu também se equilibrar no ponto certo de açúcar entre a sobremesa e o vinho, o passito Viticoltori Arquatesi Colli Piacentini DOC Arquatum 2004.

Foi um evento muito agradável, onde com certeza o restaurante Zen conseguiu mostrar a qualidade de sua cozinha, e a Ana Import por sua vez, apresentar alguns itens muito interessantes do seu portifólio, que certamente deve ser considerado um orgulho para os enófilos da Bahia.

2 comentários:

  1. ´´Fantástico seus comentários sobre os jantares Enogastronomicos da Ana Import,verdadeiramente um Jornalista que escreve com a Alma,Parabens!!!

    ResponderExcluir
  2. RICO POST ''Alê'', estou seguindo aqui com algumas leituras sobre o que acOntece por aí através de ti, claro, mas contando com mais informaçoes!!!Grata!!Nádiajung

    ResponderExcluir