Produzida pela Compagnie Française de Grands Vins, empresa líder em produção de espumantes na França, com mais de 80 milhões de garrafas/ano, a linha Cavalier é produzida através do método Charmat. E aí se encontra um ponto muito curioso sobre esta gigante do espumante francês, pois a empresa foi criada em 1909, tendo como um dos fundadores o próprio Eugène Charmat, criador do método de segunda fermentação em tanques de inox que leva o seu sobrenome.
Digam os conservadores o que quiserem sobre o método, mas dá pra fazer espumantes de qualidade com ele, e mais importante, o Charmat foi um passo fundamental na democratização da bebida
Este vinho, especificamente, é um rosé brut elaborado na comuna de Tournan en brie, localizada na região metropolitana de Paris, com as uvas Cabernet Franc, Gamay e Pineau d'Aunis, em proporções não informadas.
Visualmente tem aquela cor rosa salmão de intensidade delicada. Perlage fino, rápido e em média quantidade, com persistência ligeira no flute.
No nariz é discreto, com intensidade média e aromas predominantes a fruta vermelha. Há também uma pontinha de fermento, mas aqui o que predomina é a fruta mesmo.
Ao provar mostra acidez correta e álcool integrado. Não apresenta nenhum amargor, o que é um ponto positivo. A persistência é média (6 segundos), e o retro-olfato traz novamente a fruta vermelha, lembrando morango. O ponto que deixou a desejar aqui foi o perlage, que se mostrou meio magro e pouco persistente na boca, faltando cremosidade.
No geral é um espumante leve, fresco e despretensioso. Um desses para tomar num domingo quente no final da manhã antes do almoço, ou à beira da piscina.
PS: Como não consegui uma foto do espumante no site do produtor, peguei uma da família inteira.
Cavalier Brut Rosé
Região: Tournan en Brie - França
Produtor: Compagnie Française des Grands VinsImportador: Ana Import
Teor alcoólico: 11,5%
Casta(s): Cabernet Franc - Gamay - Pineau d'Aunis
Preço: R$ 39,90
Ola necessito de um champanhe para colocar no convite de meu casamento, pensei no chandon rose o que vc acha? tem alguma sugestão?
ResponderExcluir