quarta-feira, 21 de abril de 2010

Cavalier Rosé

Primeiro espumante da noite de (20/04) no Restaurante Couvert, acompanhou o couvert e a entrada.

Produzida pela Compagnie Française de Grands Vins, empresa líder em produção de espumantes na França, com mais de 80 milhões de garrafas/ano, a linha Cavalier é produzida através do método Charmat. E aí se encontra um ponto muito curioso sobre esta gigante do espumante francês, pois a empresa foi criada em 1909, tendo como um dos fundadores o próprio Eugène Charmat, criador do método de segunda fermentação em tanques de inox que leva o seu sobrenome.

Digam os conservadores o que quiserem sobre o método, mas dá pra fazer espumantes de qualidade com ele, e mais importante, o Charmat foi um passo fundamental na democratização da bebida

Este vinho, especificamente, é um rosé brut elaborado na comuna de Tournan en brie, localizada na região metropolitana de Paris, com as uvas Cabernet Franc, Gamay e Pineau d'Aunis, em proporções não informadas.

Visualmente tem aquela cor rosa salmão de intensidade delicada. Perlage fino, rápido e em média quantidade, com persistência ligeira no flute.

No nariz é discreto, com intensidade média e aromas predominantes a fruta vermelha. Há também uma pontinha de fermento, mas aqui o que predomina é a fruta mesmo.

Ao provar mostra acidez correta e álcool integrado. Não apresenta nenhum amargor, o que é um ponto positivo. A persistência é média (6 segundos), e o retro-olfato traz novamente a fruta vermelha, lembrando morango. O ponto que deixou a desejar aqui foi o perlage, que se mostrou meio magro e pouco persistente na boca, faltando cremosidade.

No geral é um espumante leve, fresco e despretensioso. Um desses para tomar num domingo quente no final da manhã antes do almoço, ou à beira da piscina.

PS: Como não consegui uma foto do espumante no site do produtor, peguei uma da família inteira.

Cavalier Brut Rosé
Região: Tournan en Brie - França
Produtor: Compagnie Française des Grands Vins
Importador: Ana Import
Teor alcoólico: 11,5%
Casta(s): Cabernet Franc - Gamay - Pineau d'Aunis
Preço: R$ 39,90

Um comentário:

  1. Ola necessito de um champanhe para colocar no convite de meu casamento, pensei no chandon rose o que vc acha? tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir