quinta-feira, 22 de abril de 2010

20/04/10 - Jantar no restaurante Couvert com vinhos da Ana Import

Na última terça feira (20/04), tive a oportunidade de participar do jantar de inauguração da carta de vinhos do restaurante Couvert, elaborada pela Ana Import, atendendo a um gentil convite do sommelier da loja da importadora no Iguatemi, o Roberto Silvany.

O restaurante Couvert do Salvador Shopping faz parte da franquia nordestina homônima de restaurantes, que tem a proposta de oferecer comida com padrão de qualidade diferenciado para o contexto de um shopping center a preços acessíveis.

Fica situado em um espaço privilegiado na praça de alimentação do Salvador Shopping, dispondo de um salão próprio, o que por si só é um ponto muito positivo que gera uma ilha de tranquilidade para fazer uma refeição, em meio ao tumulto do maior shopping da cidade.

Ao chegar, fui recebido pela simpática proprietária, Maria Emília, que se mostrou muito atenciosa com os convidados durante toda a noite.

Logo que fui acomodado em minha mesa, me serviram uma taça do primeiro espumante, o francês Cavalier brut rosé, que acompanhou o Couvert e a entrada, uma salada de folhas verdes, com tomates assados, rosbife e mozzarella de búfala ao molho de mostarda dijon. O espumante fresco e ligeiro casou bem com a leveza do prato e a acidez do molho.

Em seguida foi servido um Salmão ao molho de maracujá, laranja e uva itália, acompanhado por um arroz com castanhas. A opção de harmonização não podia ter sido mais acertada: Um William Cole Mirador Selection Sauvignon Blanc, vinho com ótimo frescor e acidez, e aromas muito fragrantes, lembrando maracujá, o que casou perfeitamente com o prato.

O segundo prato foi o carro chefe do restaurante, um filé mignon ao molho de 4 queijos acompanhado por fettuccine al pesto. O vinho escolhido para este prato foi o Andéol Salavert Côtes du Rhône, um corte de Syrah e Grenache cuja alta acidez - que o torna um vinho gastronômico - e os taninos médios se equilibram com o molho que escolta a carne. Uma escolha adequada, pois equilibra o prato sem passar por cima dele.


Para fechar a noite, foram servidas duas sobremesas. A primeira, um creme frio de morangos com hortelã, peachtree e especiarias, dentre as quais distingui anis. O vinho escolhido foi o Tuniche Late Harvest, cuja acidez e teor de açúcar foram adequados à sobremesa, além de agregarem notas de especiaria que combinaram com o anis presente no creme.

A outra sobremesa foi um doce à base de nozes, castanhas, amêndoas, biscoito e uma fina camada de chocolate, com textura lembrando um torrone. A sobremesa era complementada por uma bola de sorvete de creme, dando o contraponto de temperatura e textura entre crocância e cremosidade. Para acompanhar a sobremesa houve a opção de degustar um licor de café, que achei mais adequado ao prato do que o vinho de colheita tardia.

Para quem tiver interesse em experimentar estes ou outros pratos do Restaurante Couvert, harmonizados com os vinhos da Ana Import, ele fica localizado no último piso do Salvador Shopping, na praça de alimentação, loja 3036.


Nenhum comentário:

Postar um comentário