quarta-feira, 21 de abril de 2010

Andéol Salavert Côtes du Rhône 2008

Escolha que escoltou o prato principal da noite, este Côtes du Rhône é outro vinho direto, simples e sem rodeios. Procedente do sul do Rhône, é elaborado com algumas das castas típicas da região, a saber, Syrah e Grenache em proporções não reveladas.

Visualmente é vermelho rubi translúcido, com baixa intensidade de cor, límpido e brilhante. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, também incolores.

No nariz tem média intensidade, e aromas predominantemente frutados, remetendo a frutas escuras com destaque para ameixas. Simples mas muito agradável. Curiosamente não senti a especiaria típica da Syrah aqui.


Ao provar, é seco, com uma acidez marcante que pede comida, taninos médios, e uma ponta de álcool sobrando. Corpo e persistência médios (7 segundos) e o retro-olfato seguindo a linha do nariz, também frutado.

Como eu disse, é um vinho simples e direto. Com a ressalva de que a acidez pode ser desagradável caso o vinho não esteja acompanhado de comida, preferencialmente com alguma gordura. Para acompanhar uma carne grelhada, com molho não muito pesado, é uma boa escolha.


Andéol Salavert Côtes du Rhône 2008
Região: Côtes du Rhône AOC - França
Produtor: Andéol Salavert
Importador: Ana Import
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): Syrah - Grenache
Preço: R$ 55,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário