Este vinho acompanhou o segundo prato da noite de ontem (28/04), e foi uma surpresa proposta pelo sommelier da Ana Import, o Marcelo Bastos. O vinho foi degustado às cegas primeiro, sendo revelado apenas após o prato.
Mais uma vez, a iluminação do ambiente não ajudou a análise visual. O vinho me pareceu de cor violácea intensa, impenetrável. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes.
No nariz é intenso, com aromas a fruta escura, alguma especiaria e notas vegetais. Depois de algum tempo surgem com mais força aromas derivados do estágio em barricas, especificamente café.
É seco, com acidez muito intensa, e álcool sobrando (14,2%). O corpo é médio/forte, com taninos ainda muito verdes, trazendo adstringência, amargor e aquele herbáceo no retro-olfato. A persistência é boa, entre 8-9 segundos, e além do herbáceo, o retro-olfato traz mais fruta.
Achei que o vinho ainda precisa de algum tempo para amaciar os taninos e arrefecer um pouco o álcool e a acidez. Se a opção for por beber agora, certamente o vinho pedirá comida, de preferência carne das suculentas e gordurosas. Sugiro uma costela, ou picanha, por exemplo. Vai ajudar com a acidez e os taninos.
Por outro lado, acho que vai evoluir bem, e ficar até bem elegante. Vale a pena provar em uns dois anos, creio eu.
Landélia Cabernet Sauvignon 2008
Região: Luján de Cuyo (Mendoza) - Argentina
Produtor: LandéliaImportador: Ana Import
Teor alcoólico: 14,2%
Casta(s): Cabernet Sauvignon
Preço: R$ 59,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário