quinta-feira, 29 de abril de 2010

William Cole Columbine Chardonnay 2009

Este foi o segundo vinho servido no jantar de ontem (28/04) no restaurante Zen. Um chardonnay do Vale de Casablanca produzido pela William Cole, vinícola da qual sou fã, e que já tem um vinho postado aqui no Notas Etílicas, o Mirador Sauvignon Blanc 2009.

Tanto pelo produtor quanto pela região fria, propícia ao cultivo de uvas brancas, já é de se esperar um belo vinho. Este exemplar se propõe a ser um Chardonnay mais untuoso, encorpado, e estagia por 12 meses em barricas de carvalho francês.

Na análise visual é um vinho que demonstra bem a sua juventude, com uma coloração amarelo-palha clara. Não consegui distinguir reflexos de outras cores, devido à iluminação de tom intimista do restaurante (leia-se: meia luz). As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, mostrando um vinho rico em álcool (14%).

O nariz é de média intensidade, discreto, com aromas do estágio em madeira bem evidentes, como algo de tostado, amanteigado, e também nozes e frutas secas. A ponta de frescor do nariz fica por conta de um abacaxi em calda, bem integrado ao conjunto.

Na boca é seco, macio e muito untuoso, com bela acidez, e como era de se esperar, uma ponta de álcool sobrando. Boa persistência (9 segundos) e retro-olfato confirmando o nariz, e trazendo aquele mel que é tão comum no final de boca dos chardonnay.

É um belo vinho, sem dúvidas, e mostra mais uma vez o potencial da William Cole e do já mais do que conhecido e celebrado terroir do Vale de Casablanca para uvas brancas.

William Cole Columbine Chardonnay 2009
Região: Vale de Casablanca - Chile
Produtor: William Cole
Importador: Ana Import
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): Chardonnay
Preço: R$ 76,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário