segunda-feira, 13 de setembro de 2010

RAR Collezione Pinot Noir 2008


Com este vinho eu abri minha noite da última sexta-feira no Wine Bahia (aguardem a postagem do evento amanhã, foi show!), o que foi ótimo, pois se trata de um vinho da Miolo que não chegou ainda ao mercado baiano, e que já despertava a minha curiosidade há algum tempo.

Elaborado na região de Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, este Pinot Noir se destaca por ter um perfil um pouco diferente dos demais exemplares nacionais que eu conheço. 

Após seleção manual e desengace dos frutos, o vinho passa por maceração a frio com as bagas inteiras por 4 dias, em seguida ocorre a fermentação alcoólica com pigeage (3 a 4/dia) e délestage, processos que auxiliam na extração de taninos e pigmentos, e estabilização da cor. Por fim, o vinho sofre fermentação maloláctica espontânea e total, e estágio de 1 ano em barricas francesas.

Ao analisar visualmente, é vermelho rubi médio com reflexos violáceos. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, sem cor.

No nariz, aroma intenso, com as frutas de sempre (vermelhas, com destaque para o morango), mas um lácteo e leve tostado, integrado ao conjunto.

Ao provar, a diferença dos outros Pinot nacionais se evidenciam. Corpo médio, mais estruturado do que eu esperava, com boa acidez e álcool bem perceptível, potente. Taninos finos, quase imperceptíveis, persistência em 7 segundos e retro-olfato confirmando a fruta fresca, com leve presença da madeira.

Foi muito interessante, pois se trata de um Pinot Noir brasileiro mais estruturado, além de ser bem gostoso! Vamos esperar agora para ver quando ele entrará no mercado baiano, e a que preço!
Em tempo, se tiverem curiosidade em saber o que achei do RAR Cabernet Sauvignon/Merlot 2005:

RAR Collezione Pinot Noir 2008
Região: Campos de Cima da Serra (RS) - Brasil
Produtor:
Miolo Wine Group - Vinícola RAR
Importador:
-
Teor alcoólico:
14%
Casta(s):
Pinot Noir
Preço: aprox. R$ 50,00 - R% 70,00

3 comentários:

  1. Bebi o 2009 dele, lá na miolo, semana passada. Ainda está muito novo.Também achei muito alcoólico. Quem sabe com tempo melhora? Abraços! E visite o blog, tem post novo!

    ResponderExcluir
  2. Acho possível melhorar, sim! Quero acompanhar tanto a evolução de 2008 quanto 2009 pra ver!

    Um abraço, e visitarei teu blog ainda hoje!

    ResponderExcluir
  3. Não sei qual o ano exatamente, mas tomei um há poucos meses e adorei :)

    ResponderExcluir