sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Glossário de Vinhos: Fermentação Maloláctica

Esta fermentação ocorre geralmente após a fermentação alcoólica, e ao contrário da primeira que é desencadeada por leveduras, a maloláctica ocorre por ação de bactérias lácticas. Durante a fermentação alcoólica estas bactérias permanecem em estado latente.
 
A fermentação maloláctica tende a acontecer espontâneamente no vinho, caso não seja inibida quando indesejável, através da adição de SO2 (anidrido sulfuroso). Caso ela seja desejável, deve-se tomar cuidado para controlar a ação de bactérias acéticas, que formam ácido acético, gerando sensação de vinho avinagrado.
 
O resultado da maloláctica é o aumento dos teores de ácido láctico no vinho, e a redução dos de ácido málico. Como o ácido málico é mais ácido que o láctico, este processo resulta na redução da acidez total, com diminuição da sensação de frescor e aumento da maciez na boca.
Na análise olfativa, a maloláctica implica na perda de aromas primários, ou seja, frutados. Em compensação se desenvolvem outros aromas com características lácteas, como o amanteigado que sentimos em diversos Chardonnay.
 
A maloláctica deve ocorrer nos vinhos tintos, e também é desejável em alguns brancos onde se deseja maior estrutura e maciez, como muitos Chardonnay. No caso de outros vinhos brancos ela pode ser indesejável, como nos Sauvignon Blanc, que se caracterizam justamente por sua alta acidez que lhe confere frescor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário