sábado, 24 de julho de 2010

RAR Cabernet Sauvignon/Merlot 2005

Mais um produto de uma das vinícolas pertencentes ao Miolo Wine Group, desta vez a RAR, localizada na região de Campos de Cima da Serra, no município de Muitos Capões. A vinícola fica situada a 1000m de altitude, em um dos terroirs mais frios do Rio Grande do Sul.

O vinho é um corte de Cabernet Sauvignon com Merlot em proporções de 60% e 40%, respectivamente. As vinhas são conduzidas no sistema de espaldeira simples, com produção de 8 mil kg/ha, e embora as uvas sejam da região de Campos de Cima da Serra, elas são vinificadas na Vinícola Miolo, na Serra Gaúcha.

As uvas são selecionadas manualmente em esteira de triagem e desengaçadas mecanicamente. A maceração e a fermentação ocorrem simultaneamente, com 6 pigeage diários para homogeneizar a extração de cor e taninos no mosto. Após completa a fermentação alcoólica, o vinho passa por um período de mais 20 dias de maceração pós-fermentativa, seguida de malolática espontânea.

O vinhos de Cabernet e Merlot passam por barricas de carvalho americano separadamente, cerca de 8 a 10 meses, para depois realizar o corte. Após engarrafado o vinho permanece nas caves da Miolo por 1 ano antes de ir para o mercado.

Na degustação, embora o vinho seja 2005, mostrou uma cor ainda predominantemente vermelho violáceo com muita intensidade, e um tanto opaca. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, com muita cor.

No nariz é intenso, com aromas a fruta escura (algo lembrou ameixa), leve couro, muitos aromas tostados, como madeira queimada e uma baunilha. O conjunto é bem agradável.

Ao provar, mostrou-se seco e encorpado, com boa acidez, álcool precisando integrar, taninos bem presentes, mas até finos. O problema, como é comum nos tintos nacionais, ficou por conta de um amargor meio chato. A persistência é longa, passando dos 10 segundos (e chegando aos 8 com muita intensidade) e o retro-olfato confirma as impressões do nariz.

É um vinho bom, mesmo com alguns desequilíbrios em boca. Boa fruta, aromas de estágio em barricas presentes, mas não enjoativos. Bela persistência. Creio ser um dos melhores tintos nacionais que já bebi, e com certeza um vinho que honra o país. Infelizmente o preço de mercado dele (já achei até por R$ 70,00) o torna pouquíssimo competitivo, com relação aos importados assunto que sempre dá o que falar nas rodinhas de enófilos. De qualquer forma, beba se puder, pois vale a pena!

RAR Cabernet Sauvignon/Merlot 2005
Região: Campos de Cima da Serra (RS) - Brasil
Produtor:
Miolo Wine Group - Vinícola RAR
Importador:
-
Teor alcoólico:
14%
Casta(s):
60% Cabernet Sauvignon - 40% Merlot
Preço: aprox. R$ 50,00 - R% 70,00
 

Um comentário:

  1. pOR QUE É QUE TENHO COMPRADO VINHOS DE UVAS tanat E O TEOR DE ALCOOL, TEM SUBTARIDO O MEU PODER OFATIVO, COMo DEVO DEGUSTAR O vINHO?
    normando.cerqueira@hotmail.com

    ResponderExcluir