quinta-feira, 17 de junho de 2010

Degustação de Vinhos Portugueses - Encerramento do Curso da ABS

Ontem à noite (16/06) tive a oportunidade de participar de um evento muito especial, uma degustação de vinhos portugueses na Escola de Vinhos da Miolo, dirigida pelo Sommelier português José Carlos Santanita, que foi eleito melhor profissional da área em Portugal, em 2009.

A ocasião foi especial pois o evento coroou a formatura da minha turma do curso profissional de sommelier da ABS-SP, uma certificação pela qual eu dediquei um bom tempo de minha vida no ano passado, e que na verdade significa apenas um começo. Mas um bom começo!

Segue abaixo breve resenha dos vinhos degustados, com link para as notas completas:

O primeiro vinho da noite foi um vinho verde, o Aveleda Follies Alvarinho Loureiro 2009. Fresco, com aquela acidez marcante que se espera de um vinho verde, muito, muito fragrante, com maça verde e floral. Delicioso. O único defeito é não ser importado para o Brasil.

Depois, degustamos um espumante, o Quinta da Romeira Espumante Bruto 2005. Impressionou pela força, com grande persistência e estrutura, e aromas de abacaxi em calda mesclado a tostados, como castanha de caju.

O último branco da noite, e meu preferido, foi o Morgado de Sta Catherina 2008. Muita estrutura, untuosidade na boca, potente, mas ao mesmo tempo elegante. Grande gama de aromas, com frutas e flores brancas, muito mineral, tostados bem integrados ao conjunto. Persistência passa de 10 segundos.

Depois disso provamos três vinhos tintos, todos elaborados por Antonio Saramago na região de Palmela, na Península de Setúbal, com a uva Castelão.

O primeiro foi o Risco 2008, um vinho básico, de dia-a-dia, mas muito bom. Fresco, com ótima acidez (muito gastronômico), corpo leve, aromas predominantemente a frutas vermelhas (framboesa), com algum defumado bem integrado.


Em seguida degustamos o Antonio Saramago Reserva 2005, um vinho já mais estruturado, com bom corpo, elegante, com aromas a frutas vermelhas e especiarias, integrados a aromas tostados. Persistência ótima.

Para fechar a noite, tivemos uma aula de decantação, com o Antonio Saramago Escolha 2003, que na verdade é o mesmo vinho que o 2005 degustado antes, com outro nome. Se encontra mais evoluído, com reflexos castanhos, fruta em compota, muita especiaria, tostados. Muito complexo, elegante, com persistência passando dos 15 segundos. Na boca, mostra o quanto faz bem o tempo a alguns vinhos, equilibrio e taninos muito sedosos. Impressionante. Sensação de que não consegui perceber a metade do que o vinho tinha.

Foi uma noite inesquecível. Não apenas por finalmente tirar a certificação que eu tanto queria de sommelier, mas muito por ter dividido com meus colegas, também agora sommeliers, grandes vinhos e um ótimo momento. Afinal, o grande barato do vinho está aí, nas pessoas com as quais você o compartilha!

Termino este post dedicando-o aos meus colegas e professores de curso. Um grande abraço e sucesso para todos nós, novos sommeliers de Salvador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário