quinta-feira, 17 de junho de 2010

Quinta da Romeira Espumante Bruto 2005

Segundo vinho da noite de ontem (17/06), este foi o meu segundo espumante português. Produzido na DOC de Bucelas, localizada na região de vinhos de Lisboa (antiga Estremadura), este espumante é um monovarietal da casta Arinto, elaborado através do método tradicional (champenoise).

A cor é amarelo-palha de média intensidade, com reflexos verdes. O perlage é bem fino, delicado, lento, em média quantidade, formando uma coroa persistente.

No nariz é bem intenso, com aromas a abacaxi em calda, notas de pão tostado, amanteigado, e também castanha de caju. O aroma continua muito intenso, mesmo com algum tempo no flute.

Na boca apresenta-se seco, com ótima acidez, álcool integrado, perlage cremoso e com média persistência na boca. A persistência retro-olfativa é de cerca de 9 segundos, com retro-olfato confirmando o nariz, valorizando as notas tostadas. Encorpado para o padrão dos espumantes que estou habituado.

Aqui me surpreendeu a estrutura deste espumante, com notas tostadas e amanteigadas bem ressaltadas, persistência e intensidade aromática acima da média. Talvez o perlage pudesse ser mais persistente na boca, embora tenha boa cremosidade. Sem dúvida, um belo espumante.

Quinta da Romeira Espumante Bruto 2005
Região: Bucelas DOC (Vinhos de Lisboa) - Portugal
Produtor: Companhia das Quintas - Quinta da Romeira
Importador: Interfood
Teor alcoólico: 12%
Casta(s): Arinto
Preço: R$ 89,48

Nenhum comentário:

Postar um comentário