quinta-feira, 17 de junho de 2010

Morgado de Sta Catherina Reserva 2008

Este foi um dos vinhos que eu mais gostei na noite, um branco tranquilo monovarietal de Arinto. O vinho, um Bucelas DOC também produzido na Quinta da Romeira, passa por estágio de 9 meses em barricas de carvalho francês com batonnage.

A cor, como a dos outros vinhos, é amarelo-palha (só que mais forte), ainda com reflexos verdes. As lágrimas são grossas e mais lentas.

No nariz apresenta boa intensidade, mas com mais elegância ao invés de exuberância. Aromas bem variados, e todos bem integrados, como fruta (pêssego), algum floral, aromas tostados e amanteigados, do estágio longo em madeira com batonnage, e também uma forte presença mineral.

Durante a degustação, o sommelier José Carlos Santanita atentou para a presença de aromas a pimenta branca, que eu senti, não sei se totalmente influenciado. De qualquer forma foi uma aroma interessante de se sentir em um vinho branco.

Na boca é macio, muito untuoso e encorpado, com álcool potente mas integrado. A acidez é moderada, mas adequada ao perfil do vinho. Persistência muito longa, ultrapassando facilmente os 10 segundos. Retro-olfato confirmando o nariz, trazendo algo que remeteu a fruta cristalizada.

Vinho delicioso, potente, elegante, com uma persistência que raramente vejo em brancos. Ao ser perguntado sobre qual seria a minha sugestão para harmonização, a primeira coisa que me passou pela cabeça foi um bacalhau com natas. Vale muito a pena este vinho, mesmo com este preço.

Morgado de Sta Catherina Reserva 2008
Região: Bucelas DOC (Vinhos de Lisboa)
Produtor: Companhia das Quintas - Quinta da Romeira
Importador: Interfood
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): Arinto
Preço: R$ 105,41

Nenhum comentário:

Postar um comentário