quinta-feira, 17 de junho de 2010

Risco 2008

Este foi o primeiro e mais simples dos vinhos tintos provados na degustação, onde todos os tintos eram elaborados pelo enólogo Antonio Saramago.

Os vinhos são da região de Palmela, na Península de Setúbal, e são monovarietais elaborados com a Castelão, antigamente conhecida como Periquita.


Tem cor vermelho violácea de média intensidade, com lágrimas rápidas, finas e abundantes, também com muita cor.


No nariz, apresenta intensidade média, com predominância de frutas vermelhas bem exuberantes. Depois de algum tempo em taça, começa a apresentar leve defumado.

Ao provar, é seco, de corpo leve, ótima acidez, álcool integrado, com taninos leves, mas ainda presentes e de boa qualidade. Não mostra nenhum amargor. Persistência média/ligeira, entre 6-7 segundos, com retro-olfato definindo a fruta vermelha para framboesas, e mostrando também mais daquelas notas defumadas.

Um bom vinho de dia-a-dia. Simples, e bom para harmonizar com massas simples com molho à base de tomate, e algumas pizzas, como calabresa. Também é uma opção para os que não abrem mão do bacalhau com o vinho tinto, pois não passaria por cima do prato, nem sumiria.

Risco 2008

Região: Palmela (Península de Setúbal) - Portugal
Produtor: Antonio Saramago Vinhos
Importador: Casa dos Vinhos
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): Castelão
Preço: R$ 44,00

*Infelizmente não consegui encontrar uma foto da garrafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário