quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aveleda Follies Alavrinho Loureiro 2009

Este vinho verde é produzido pela Aveleda, e trata-se corte com 50% de Alvarinho e 50% de Loureiro. Embora a Interfood traga alguns dos rótulos da Aveleda, como o famoso Casal Garcia, ou o Quinta da Aveleda, e até mesmo alguns da linha Follies, este corte ainda não tem importação para o Brasil, o que é uma pena.

É um vinho amarelo muito claro, quase incolor, mostrando reflexos esverdeados. Lágrimas rápidas, finas e abundantes.

No nariz, é intenso, com aromas a maçã verde e flores, sendo perceptível também algo de mel bem secundário. O vinho ganha muito em intensidade aromática com tempo em taça, ficando extremamente fragrante.

Na boca se destaca a ótima acidez, e a ausência da famosa "agulha", aquela sensação frisante dos vinhos verdes. O álcool se mostra bem equilibrado, e este vinho não é tão seco quanto alguns vinhos verdes, apresentando certa maciez. A persistência é de 7-8 segundos, e o retro-olfato confirma o nariz. Não apresenta amargor em nenhum momento da prova.

É um vinho delicioso, que casa muito bem com o clima do nordeste brasileiro. Para quem gosta de vinhos bem aromáticos e frescos, com muita acidez, esta é a pedida!

Aveleda Follies Alavrinho Loureiro 2009
Região: Vinhos Verdes (Minho) - Portugal
Produtor: Aveleda
Importador: -
Teor alcoólico: 12%
Casta(s): 50% Alvarinho - 50% Loureiro
Preço: entre 6 e 8 euros (pesquisa na internet)

*Classifiquei o preço deste vinho de acordo com a minha projeção de quanto ele custaria aqui, e também baseado no preço de outros produtos da linha Follies no Brasil

4 comentários:

  1. Grande Alexandre,

    Já provei o Quinta da Aveleda, um belíssimo vinho verde, este sim importado pela Intefood. Recomendo!

    Este que postou vc trouxe de lá?

    Abraços!
    Gustavo

    ResponderExcluir
  2. Vinho verde é tudo de bom. AAlvarinho junto com a Loureiro, a Trajadura e a Avesso formam o quarteto de ouro dos vinhos verdes. Este produtor é um dos gigantes do Minho, parece mentira que conseguem produzir este ótimo vinho e ao mesmo tempo o popular Casal Garcia. Ocorre que este último é produzido em lote, misturando pelo menos 15 tipos diferentes de castas portanto o cuidado e o esmero vai embora,fica o bom e popular.

    Se achar compra o Loureiro do Muros Antigos trazido pela Decanter é excepcional.

    Um abraço Peter

    ResponderExcluir
  3. Gustavo:
    Não trouxe não. Este vinho foi bebido em uma degustação de vinhos portugueses aqui em Salvador. Tem a resenha do evento, um dos posts mais recentes.

    Quanto ao Quinta da Aveleda, eu sou fã! É um dos brancos de melhor custo x benefício que eu conheço!

    ResponderExcluir
  4. Peter:
    Pior que, a despeito do Casal Garcia Branco, a Aveleda produz muita coisa boa mesmo, como o Quinta da Aveleda que o Gustavo citou acima, ou esta linha Follies.

    Acabei de procurar o Muros Antigos Loureiro aqui no site, e o preço é bom!

    Vou procurar algum lugar que trabalhe com ele aqui em SSA!

    ResponderExcluir