Este vinho verde é produzido pela Aveleda, e trata-se corte com 50% de Alvarinho e 50% de Loureiro. Embora a Interfood traga alguns dos rótulos da Aveleda, como o famoso Casal Garcia, ou o Quinta da Aveleda, e até mesmo alguns da linha Follies, este corte ainda não tem importação para o Brasil, o que é uma pena.
É um vinho amarelo muito claro, quase incolor, mostrando reflexos esverdeados. Lágrimas rápidas, finas e abundantes.
No nariz, é intenso, com aromas a maçã verde e flores, sendo perceptível também algo de mel bem secundário. O vinho ganha muito em intensidade aromática com tempo em taça, ficando extremamente fragrante.
Na boca se destaca a ótima acidez, e a ausência da famosa "agulha", aquela sensação frisante dos vinhos verdes. O álcool se mostra bem equilibrado, e este vinho não é tão seco quanto alguns vinhos verdes, apresentando certa maciez. A persistência é de 7-8 segundos, e o retro-olfato confirma o nariz. Não apresenta amargor em nenhum momento da prova.
É um vinho delicioso, que casa muito bem com o clima do nordeste brasileiro. Para quem gosta de vinhos bem aromáticos e frescos, com muita acidez, esta é a pedida!
Aveleda Follies Alavrinho Loureiro 2009
Região: Vinhos Verdes (Minho) - Portugal
Produtor: Aveleda
Importador: -
Teor alcoólico: 12%
Casta(s): 50% Alvarinho - 50% Loureiro
Preço: entre 6 e 8 euros (pesquisa na internet)
*Classifiquei o preço deste vinho de acordo com a minha projeção de quanto ele custaria aqui, e também baseado no preço de outros produtos da linha Follies no Brasil
Grande Alexandre,
ResponderExcluirJá provei o Quinta da Aveleda, um belíssimo vinho verde, este sim importado pela Intefood. Recomendo!
Este que postou vc trouxe de lá?
Abraços!
Gustavo
Vinho verde é tudo de bom. AAlvarinho junto com a Loureiro, a Trajadura e a Avesso formam o quarteto de ouro dos vinhos verdes. Este produtor é um dos gigantes do Minho, parece mentira que conseguem produzir este ótimo vinho e ao mesmo tempo o popular Casal Garcia. Ocorre que este último é produzido em lote, misturando pelo menos 15 tipos diferentes de castas portanto o cuidado e o esmero vai embora,fica o bom e popular.
ResponderExcluirSe achar compra o Loureiro do Muros Antigos trazido pela Decanter é excepcional.
Um abraço Peter
Gustavo:
ResponderExcluirNão trouxe não. Este vinho foi bebido em uma degustação de vinhos portugueses aqui em Salvador. Tem a resenha do evento, um dos posts mais recentes.
Quanto ao Quinta da Aveleda, eu sou fã! É um dos brancos de melhor custo x benefício que eu conheço!
Peter:
ResponderExcluirPior que, a despeito do Casal Garcia Branco, a Aveleda produz muita coisa boa mesmo, como o Quinta da Aveleda que o Gustavo citou acima, ou esta linha Follies.
Acabei de procurar o Muros Antigos Loureiro aqui no site, e o preço é bom!
Vou procurar algum lugar que trabalhe com ele aqui em SSA!