quarta-feira, 16 de junho de 2010

Valduga Premium Varietal Cabernet Franc 2006

Este vinho acompanhou o pós-jogo do Brasil, que para mim foi uma vitória magra e pouco convincente. Com o futebol de ontem, só não precisamos ter mais medo porque seleções como França, Inglaterra, Itália e Espanha amarelaram mais ainda.

Crédito para o Brasil pelo fato de que realmente é difícil marcar com 10 coreanos dentro da área, e pelo primeiro gol de Maicon, que foi lindo. Mas, falemos de vinhos e não futebol, afinal eu não sou o Juca Kfouri nem o Galvão Bueno (ainda bem)!


Já tinha ouvido muito falar deste Cabernet Franc da Valduga, tanto em revistas de gastronomia como também em comentário pela internet e enoblogs, de forma que sempre namorei este vinho. Mas sabem como é, sempre tinha outro vinho na frente...mas ontem foi diferente, e resolvi levar esta garrafa para casa, na volta do jogo.

É um vinho de cor vermelho rubi intensa, límpida e brilhante, com reflexos violáceos e lágrimas rápidas, finas e abundantes, também vermelhas.

Começa muito fechado no nariz, e embora adquira intensidade aromática em taça, ainda pode-se considerar um vinho pouco intenso. Predomina um aroma que lembra couro, e também tostado. Em taça se mostram aromas discretos de fruta escura em compota e algo floral.

Na boca, tem acidez adequada mas o álcool sobra o suficiente para atrapalhar a prova. O corpo é médio, e os taninos apresentam certa adstringência. O pior ponto deste vinho é o amargor excessivo, que junto à adstringência confere uma rusticidade excessiva à bebida. A persistência é boa (8 segundos) e o retro-olfato confirma as sensações gustativas.

Além de abrir pouco e se manter discreto, o vinho perde fruta após algum tempo em taça, deixando predominar o tostado.

Confesso que tal como no jogo, não achei o Brasil bem representado neste vinho. Quem sabe uma nova prova, de uma safra mais atual, mude a minha opinião.

Valduga Premium Varietal Cabernet Franc 2006
Região: Bento Gonçalves (Vale dos Vinhedos) - Brasil
Produtor: Casa Valduga
Importador: -
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): Cabernet Franc
Preço: R$ 25,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário