quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Salton Brut Evidence


Este foi o espumante da nossa ceia de natal aqui em casa. Fazia algum tempo que não bebia um Salton Evidence, e confesso que foi a primeira vez que tomei nota deste que é o espumante top de linha da vinícola Salton.

Elaboração:
O vinho é um corte de 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir, elaborado através do método champenoise, com estágio de 6 meses em barricas de carvalho francês e 12 meses sur lies. As uvas são provenientes do Vale dos Vinhedos.

Degustação:
Visualmente é um espumante de cor amarelo-palha, com perlage fino e bem abundantes, formando uma coroa fina. 

No nariz mostra intensidade média, com aromas a abacaxi, algo de fruta seca ou cristalizada, castanhas, algo de tostado e leve aroma láceto, meio amanteigado.

Ao provar, se mostrou seco, com boa acidez, álcool equilibrado, espuma boa a princípio. Corpo leve, persistência média (8 segundos), com retro-olfato mostrando bom equilíbrio entre a fruta e o tostado. O perlage some mais rápido do que o desejável. Apresenta fundo de taça de manteiga e mel.

É um espumante bem gostoso, leve, despretensioso (mas talvez caro, por isso). Muito bom a princípio, mas perde a graça depois de pouco tempo por causa da pouca persistência do perlage.

Salton Brut Evidence
Região:
Vale dos Vinhedos - Brasil
Produtor: Vinícola Salton
Importador: -
Teor alcoólico:
12%
Casta(s):
70% Chardonnay - 30% Pinot Noir
Preço:
R$ 55,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário