quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

#CBE Chateau Pey La Tour 2004


Último tema de 2010, ou primeiro de 2011, na Confraria Brasileira de Enoblogs!

Vou fazer um post curtinho, só com a nota de degustação, pois a conexão anda imprevisível aqui, desde um incêndio que ocorreu na companhia de telefonia e internet.

Este foi o tinto que bebemos no natal aqui em casa. Sem pretensões de harmonização (acho um porre harmonizar ceia de natal), simplesmente com o intuito de beber e confraternizar!

Elaboração
Trata-se de um Bordeaux Supérieur AOC (denominação genérica, mas com algumas exigências a mais do que a Bordeaux AOC), elaborado com predominância da Merlot, seguida de Cabernet Sauvignon, Franc e da Petit Verdot. Presumo que as proporções variem um pouco a cada ano, e não consegui achar os dados técnicos da safra 2004, infelizmente.

Degustação
Visualmente apresenta cor vermelho-rubi intensa, com leve reflexo granada começando a aparecer. Lágrimas rápidas, finas e abundantes, com alguma cor. Antes de olhar, achei que fosse mostrar mais evolução.

No nariz mostra boa intensidade aromática, com aromas a fruta, ressaltando mais as escuras, como ameixa em calda ou geléia. Também mostra aroma de especiarias, lembrando cravo, leve couro, e tostado.

Ao provar mostra corpo entre médio e forte, com boa acidez, álcool equilibrado, taninos já domados, bem macios e sedosos, e um levíssimo amargor. A persistência é até longa, nos 10 segundos, com retro-olfato bem frutado, lembrando de novo geléia de ameixa.

Creio que este vinho talvez aguente mais um ou dois anos até, mas sinceramente, acho que abri esta garrafa no momento certo. Os aromas estavam no limite entre alguma evolução e o frescor da fruta, sem pender demais para um ou outro lado, e a prova gustativa mostrou um vinho sem arestas. Além de tudo, muito gostoso e elegante!

O melhor de tudo? A Grand Cru trazia ele a uns 100 reais, e eu comprei a  cerca de 50 em uma ponta de estoque!

Chateau Pey La Tour 2004
Região: Bordeaux Supérieur AOC (França)
Produtor:  Vins e Vignobles Dourthe
Importador: Grand Cru
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): Merlot - Cabernet Sauvignon - Cabernet Franc - Petit Verdot
Preço: aprox. R$ 100,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário