domingo, 19 de dezembro de 2010

Trivento Reserve Malbec 2008


 Vinho da linha reserva da Trivento, empresa argentina pertencente ao grupo Concha y Toro. Um vinho despretensioso, para beber em algum almoço acompanhando carne grelhada, sem muitas frescuras.

Elaboração
As uvas vêm de vinhedos de Luján de Cuyo, em Menzoza. São colhidas manualmente na primeira semana de abril, com rendimento de 10 mil kg por hectare. Passa por maceração pré-fermentativa seguida de fermentação durante 15 dias em tanques de inox, a temperaturas entre 25 e 29 graus, e maloláctica natural. Depois da vinificação, passa por estágio de 6 meses em barricas de carvalho francês e mais 5 em garrafa.

Degustação
O vinho tem cor vermelho violácea intensa, límpida e brilhante, com lágrimas rápidas finas e abundantes, ainda com cor. No nariz, tem aromas de média intensidade, lembrando fruta vermelha, com destaque para cereja. Também é perceptível um tostado da madeira, que define para café. 

Na boca tem corpo médio, álcool um pouco exagerado, acidez correta, alguma maciez. Taninos finos e persistência média (7-8 segundos), com retro-olfato confirmando o nariz, e trazendo algo lembrando folha seca.

Um vinho razoável, que não faz muito o meu estilo, mas com o aumento de preços assustador no mercado de vinhos baiano acaba se tornando uma opção para o dia a dia. Se fosse mais barato seria ótimo, por este preço...é a vida. Perfil bem sul americano, malbecão argentino. Se você gosta, vai achar uma boa opção, embora simples.

Trivento Reserve Malbec 2008
Região: Luján de Cuyo (Mendoza) - Argentina
Produtor:  Trivento Bodegas
Importador: Vila Porto
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): Malbec
Preço: R$ 35,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário