quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

William Cole Mirador Selection Chardonnay 2009


Sou um entusiasta dos vinhos da William Cole, uma vinícola cujos vinhos são ao menos corretos - e muitas vezes excelentes - da linha básica às mais elaboradas. Por se localizar no Vale de Casablanca, destacam-se os vinhos brancos e o Pinot Noir deles. Entre os brancos, a menina dos olhos é o Sauvignon Blanc, que já provei algumas vezes e é realmente excelente. Desta vez quis variar e provar o Chardonnay deles.

O vinho recebe colheita manual, e é fermentado por 15 dias em tanques de inox, sem contato algum com madeira. O resultado é um vinho amarelo-palha claro com reflexos verdes, límpido e brilhante. Tem formação de lágrimas rápidas, finas e abundantes.

No nariz mostra média intensidade, com aromas a frutas como maracujá, e também leve herbáceo. É perceptível uma leve nota amanteigada de fundo. Curiosamente, se não fosse ela eu confundiria com um Sauvignon Blanc, a julgar pelo maracujá e herbáceo.

Tem corpo leve/médio, com acidez forte, álcool no lugar, alguma maciez. Leve amargor, persistência em 7 segundos, com retro-olfato mostrando leve tostado e amanteigado, denunciando o Chardonnay.

Achei inusitado, pois os descritores do nariz, exceto o amanteigado, batem muito mais com a minha idéia de Sauvignon Blanc chileno do que de Chardonnay (abacaxi em calda, fruta branca). Gostoso, mas estranho! 

Outros vinhos da William Cole:
Mirador Selection Sauvignon Blanc 2009 - Vinho premiado, menina dos olhos entre os vinhos da linha básica. É tudo o que um apreciador de SB chileno precisa para ser feliz!
Alto Vuelo Pinot Noir 2009 - Pinot leve, fresco, gostoso. Os 12 meses de barrica me passaram batidos. Acho difícil achar um vinho de pinot noir bom a este preço!
Columbine Chardonnay 2009 - Aqui já é uma linha mais séria da William Cole. Chardonnay untuoso, persistente, com os 12 meses de barrica bem perceptíveis. Totalmente diferente deste aqui.

William Cole Mirador Selection Chardonnay 2009
Região: Vale de Casablanca - Chile
Produtor: William Cole
Importador: Ana Import
Teor alcoólico: 13,6%
Casta(s): Chardonnay
Preço: R$ 45,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário