domingo, 18 de julho de 2010

William Cole Alto Vuelo Pinot Noir 2009

Este já é meu velho velho conhecido, e na verdade não sei porque ainda não tinha postado aqui. Bebi novamente ontem à noite em jantar familiar no Barbacoa, que em minha opinião é a melhor steakhouse de serviço à la carte em Salvador. 

Pedimos este Pinot Noir para abrir os trabalhos, acompanhando alguns frios como presunto parma, combinação que eu particularmente gosto muito. O vinho é elaborado com uvas do Vale de Casablanca, cujas baixas temperaturas consistem em condições climáticas ideais para o cultivo de uvas brancas e da Pinot Noir.

As uvas são colhidas à mão e fermentadas por 11 dias em tanques de inox. Depois o vinho passa por um estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês.

O resultado é um vinho de cor vermelho rubi muito claro, transparente, límpido e brilhante. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, sem cor.

No nariz tem intensidade média, com aromas lembrando cereja, framboesa e muita, mas muita goiaba! Tanto fresca quanto goiabada.

Ao provar, mostrou excelente acidez como esperado, corpo bem leve, com taninos quase imperceptíveis. O problema ficou um pouco por conta do alto teor alcoólico (13,9%), mas como bebemos ele a uma temperatura mais baixa, não incomodou. A 18 graus deve ser muito perceptível. A persistência é boa (8-9 segundos), com retro-olfato confirmando o nariz, e trazendo algo que me lembrou floral. Não apresenta quase nenhum amargor, característica que acho comum em Pinots mal feitos.

É um vinho bem leve e refrescante, ótimo para abrir os trabalhos acompanhando presuntos e outros embutidos em geral, como salames. Fiquei surpreso em saber que passa por 12 meses em barricas de carvalho, pois não consegui sentir nenhum reflexo disso no aroma do vinho.

Vale a pena!
William Cole Alto Vuelo Pinot Noir 2009
Região: Vale de Casablanca - Chile
Produtor: William Cole
Importador: Ana Import
Teor alcoólico: 13,9%
Casta(s): Pinot Noir
Preço: R$ 55,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário