sábado, 17 de julho de 2010

Mergulhadores descobrem Champagne mais antigo do mundo

Esta notícia apareceu em diversos portais e agências de notícias. Posto abaixo um resumo e os links:

Um grupo de mergulhadores descobriu entre a Finlãndia e a Suécia, no Mar Báltico, uma caixa contendo garrafas de Champagne, que podem ser as mais antigas descobertas até hoje em estado de conservação mínimo para consumo.

Segundo especialistas, acredita-se que as 30 garrafas encontradas tenham sido um presente enviado pelo rei Luís XVI para a imperatriz russa Catarina II, datando de 1780. Uma amostra foi enviada à França para análise, e caso sua procedência e idade sejam comprovadas, este será de fato o Champagne mais antigo do mundo.

As garrafas provavelmente foram produzidas pela Clicquot, entre 1782 e 1788, e segundo relatos de uma pessoa que já provou o Champagne, ele encontra-se íntegro, tanto nas características gustativas quanto olfativas. Isso provavelmente se deve às condições nas quais as garrafas ficaram no fundo do mar por 200 anos: ausência de luz e em baixa temperatura. 

O preço estimado de cada garrafa seria US$ 68 mil, sendo que este valor poderia ser alçado à casa dos milhões, caso se confirme que foi de fato um presente da corte francesa para a russa.

Para mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário