sábado, 17 de julho de 2010

Chamadouro Reserva 2006

Seguindo minha tendência atual de conhecer melhor os vinhos tranquilos do Douro, comprei este para beber ontem com a família em casa. Produzido pela Quinta da Fonte Nova, este tinto tem produção anual de 20 mil garrafas, e é elaborado através de métodos tradicionais.
Consiste num corte das quatro castas mais comuns do Douro, de Touriga Nacional e Franca, e Tinta Roriz e Barroca, em proporções não informadas. As vinhas são conduzidas em espaldeiras seguindo o padrão mais comum no mundo da viticultura moderna. 

Na vinificação é que vem a parte curiosa e ligada à tradição que citei acima, pois as uvas são prensadas através do antigo método de pisa a pé, e depois maceradas em lagares de cimento e granito por 5 a 6 dias. Após a fermentação vinho estagia por 8 meses em barricas francesas e americanas (também em proporções e dados de uso ou tostagem não informados), antes de ir para o mercado.

É um vinho de muita cor, com violáceo bem intenso, e lágrimas rápidas, finas e abundantes, com muita cor.

No nariz é intenso, com aromas a fruta escura, floral bem evidente e algum aroma conferido pelo estágio em barricas, lembrando chocolate.
É bastante encorpado, macio e tem ótima acidez, mas o álcool ainda sobra muito, a ponto de incomodar. Os taninos são bem presentes, e de boa qualidade, embora marquem a boca com bastante adstringência. A persistência passa dos 10 segundos, e o retro-olfato confirma o nariz, trazendo também algo muito leve que me lembrou vinho do porto. (Bem, as uvas são as mesmas)

Creio que mais uns poucos anos farão bem ao vinho, no sentido de arredondar ele tanto no álcool quanto nos taninos. Estrutura para aguentar essa espera ele tem, com certeza. Mas para quem é fã de vinhos mais opulentos, já está excelente para beber!

Chamadouro Reserva 2006
Região: Douro DOC - Portugal
Produtor: Quinta da Fonte Nova
Importador: Ana Import
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): Tinta Roriz - Tinta Barroca - Touriga Franca - Touriga Nacional
Preço: R$ 79,00 (promo. R$ 40,00)

Nenhum comentário:

Postar um comentário