segunda-feira, 19 de julho de 2010

Luna Benegas Cabernet Sauvignon 2006

Este foi o segundo vinho bebido no jantar de sábado no Barbacoa, escolhido para acompanhar as carnes. É um Cabernet Sauvignon argentino, produzido no departamento de Luján de Cuyo em Mendoza e trazido para o Brasil pela importadora Vinhos do Mundo.

Até o presente momento o site da vinícola está fora do ar, e na ficha técnica disponibilizada pela importadora há apenas uma nota de degustação, nenhum dado técnico sobre a elaboração do vinho. Fico devendo essa ao leitor.

É um vinho vermelho rubi intenso e brilhantes, com lágrimas rápidas, finas e abundantes, de coloração leve.

Tem média intensidade no nariz, com aromas a frutas como cereja, cassis (ambos parecendo licor), alguma coisa remetendo a folhas de chá, e um aroma tostado.

Encorpado, com acidez moderada, álcool muito perceptível no início. Taninos finos, mas mostrando bastante adstringência. Quase nenhum amargor. A persistência está entre 8 e 9 segundos, com retro-olfato confirmando a percepção anterior. 

O vinho melhora em taça, ganhando um pouco em intensidade aromática e revelando algumas nuances (as tais folhas de chá, por exemplo) e o álcool, desequilibrado de início, arrefece um pouco parando de incomodar e se integrando ao conjunto. (Continua alto, mas a estrutura do vinho comporta)

Pela rápida pesquisa que fiz, o preço de loja deste vinho está na faixa dos R$ 45,00 reais. Acho que vale a pena experimentar, sobretudo pelo aspecto olfativo.

Em tempo, não foi intenção harmonizar, mas o vinho acompanhou um bife de chorizo para mim, e até onde me lembro, um miolo de alcatra para a minha mãe. Embora seja um vinho com certa estrutura, acho que ele se deu melhor com o miolo de alcatra. Não chegou a sumir com o bife de chorizo, mas eu escolheria um Cabernet Sauvignon mais potente ainda, ou quem sabe até um Tannat.

Luna Benegas Cabernet Sauvignon 2006
Região: Luján de Cuyo (Mendoza) - Argentina
Produtor: Bodega Benegas
Importador: Vinhos do Mundo
Teor alcoólico: 14,5%
Casta(s): Cabernet Sauvignon
Preço: aprox. R$ 45,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário