quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Leyda Single Vineyard Chardonnay 2007


Este foi o vinho branco bebido no natal aqui em casa, que tive a sorte de adquirir em uma promoção da loja que representava a Grand Cru aqui em Salvador. Um exemplar de Chardonnay com frescor surpreendente, mesclado com boa estrutura.

É o primeiro vinho da Leyda que posto aqui, o que é incrível pois sou fã da vinícola, dos vinhos mais simples aos mais elaborados!

Elaboração:
Este Chardonnay é feito no Vale de Leyda, situado a 12 km do Oceano Pacífico (e recebendo a influência de seus ventos frios), e uma das regiões do Chile propícias à produção de ótimos vinhos brancos.

Elaborado em vinhedos com rendimentos entre 6 e 7 toneladas por hectare, este Chardonnay passou por colheita manual nas duas primeiras semanas de Abril, com concentração de acúcar de 24 graus brix. 

O mosto foi fermentado a baixa temperatura em barricas de carvalho francês (25% delas novas). Foram tomados cuidados para evitar a ocorrência da maloláctica neste vinho, que passou por estágio de 8 meses em barricas, com 2 batonnages semanais.

Degustação:
O vinho mostra uma cor amarelo-palha com reflexos ouro bem intensa, límpida e brilhante. Nota-se a transição da cor do vinho de palha para ouro. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes.

No nariz é intenso, com aroma levemente evoluído. Fruta já não tão fresca, puxando mais para as cristalizadas e abacaxi em calda. Também estão presentes aromas derivados da madeira e batonnage, como baunilha, coco e um amanteigado. Por fim, algo lembrando castanhas ou nozes.

Encorpado, com boa estrutura. Bela acidez, álcool integrado apesar dos 14%. Macio e aveludado, sem perder o frescor e ficar chato. Persistência boa, em 9-10 segundos, com retro-olfato confirmando as impressões do nariz. Apresenta leve amargor.

Confesso que pelo nariz imaginei que o vinho seria mais potente na boca, com mais volume, e ao beber isso me desapontou um pouco. Ao ler hoje a ficha técnica e constatar que a maloláctica foi evitada de propósito para manter a acidez, mudei um pouco minha forma de ver o vinho, pois o propósito do enólogo de unir untuosidade e estrutura ao frescor e acidez foi bem sucedido.

E no fim das contas, o resultado foi delicioso mesmo, só não foi exatamente o que eu esperei...o que não significa pior!

É um vinho que eu quero beber novamente, sem dúvida!

Outro Chardonnay Chileno de perfil semelhante, mas mais untuoso é o William Cole Columbine Chardonnay 2009

Leyda Single Vineyard Chardonnay 2007
Região: Vale de Leyda - Chile
Produtor: Leyda
Importador: Grand Cru
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): Chardonnay
Preço: aprox. R$ 75,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário