segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Penedo Borges Reserva Cabernet Sauvignon 2007

Percebam que meu pai gosta de aparecer no blog!

Esse é um vinho argentino com legítimo DNA tupiniquim: Os cinco sócios da vinícola são brasileiros, e um deles, o que dá nome ao vinho, Euclides Penedo Borges, é o atual presidente da ABS-RJ.

Tive a oportunidade de beber este vinho algumas vezes, inclusive em degustação guiada com o próprio Euclides Penedo Borges (na época este blog ainda não existia). Só esta semana, no entanto, decidi postá-lo, embora sempre tenha achado este um bom vinho.

Este Cabernet Sauvignon é elaborado com uvas provenientes de Luján de Cuyo, Mendoza, e teve colheita manual das uvas, com fermentação de 25 dias a temperaturas controladas (15 a 17 graus). O vinho passou por estágio em barricas de carvalho francês.

É um vinho de cor vermelho-rubi, com intensidade média; límpido e brilhante, com certa transparência e reflexos violáceos. Tem lágrimas rápidas, finas e abundantes, com alguma cor.

Tem boa intensidade aromática, com muita fruta vermelha (lembra cassis), além de aromas a tabaco, leve pimenta do reino e algo mentolado.

Possui corpo médio/forte, com dulçor acentuado, acidez moderada (mas coerente com o conjuntos), álcool bem potente (14%), taninos finos, mas bem presentes; persistência longa, passando dos 10 segundos, e retro-olfato com as notas frutadas voltando, e madeira bem presente.

É um vinho gostoso, mas bem ao estilo sul-americano! Os que gostam deste estilo de vinho vão adorar, com certeza. Os que não são fãs....melhor ficarem longe!

Outro vinho Penedo Borges postado aqui no Notas Etílicas é o Penedo Borges Chardonnay 2008. Confiram!

Penedo Borges Reserva Cabernet Sauvignon 2007
Região:
Luján de Cuyo (Mendoza) - Argentina
Produtor: Finca don Otaviano
Importador: Yuhan Sudamerica
Teor alcoólico:
14%
Casta(s):
Cabernet Sauvignon
Preço:
aprox. R$ 55,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário