quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Camigliano Chianti Colli Senesi DOCG 2007


Mais uma incursão pelo mundo dos Chianti, desta vez com este Chianti Colli Senesi trazido pela Casa Flora, que foi comprado no Sam's Club daqui. Os vinhos desta denominação são produzidos na província de Siena, e devem ser elaborados sempre com um mínimo de 75% Sangiovese, que pode ser complementado por Canaiolo Nero, Trebbiano e Malvasia.

Neste caso, o vinho é elaborado 100% com uvas Sangiovese, que passam por colheita manual, e fermentação em tanques de inox a temperatura controlada (25-26 graus), com remontagem, por um período de 8-10 dias. Depois, parte do vinho estagia em tanques de inox, e outra em madeira, antes de ser engarrafado.

O vinho é vermelho-rubi, com intensidade média; límpido, brilhante e com certa transparência, já apresentando reflexos granada. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, sem cor.

No nariz, apresenta aromas intensos, predominando a cereja, com um quê meio licoroso, e especiaria, que não consegui definir.

Na boca é seco, com acidez boa, álcool equilibrado, persistência média (8 segundos), taninos médios, mas de boa qualidade, e retro-olfato trazendo de novo cereja, com alguma nota de madeira leve e especiaria novamente.

É um vinho bom, que custa na média de 50 reais e creio que vale o que pesa, pelo menos para o padrão de preço dos vinhos aqui no Brasil. Não é nada de sensacional, mas vale a pena experimentar, e rende bons momentos!

Outro Chianti postado neste blog foi o Renzo Masi Chianti DOCG 2008.

Camigliano Chianti Colli Senesi DOCG 2007
Região:
Chianti Colli Senesi DOCG (Toscana) - Itália
Produtor: Camigliano
Importador: Casa Flora
Teor alcoólico:
13%
Casta(s):
100% Sangiovese
Preço:
aprox. R$ 50,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário