segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Renzo Masi Chianti DOCG 2008


Este é o primeiro Chianti que posto aqui no blog, e foi bebido como acompanhamento do jantar na Cantina Cortile, que no meu caso, foi um spaghetti com molho de tomate  levemente picante, uns pedações suculentos de tomate e berinjela. Comento minha opinião sobre o casamento no final do post.

Trata-se de um Chianti genérico, cuja composição, segundo o site da importadora Decanter, é de 95% Sangiovese e 5% Colorino. Em outras safras pude constatar o uso de Canaiolo, dividido com a Colorino em pequenas parcelas. Segundo os dados que consegui levantar na internet (em sites de importadores) sobre o vinho, ele passa por malolática completa e não estagia em barricas de carvalho.

É vermelho rubi intenso e brilhante, com reflexos violáceos. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, sem cor.

No nariz, tem intensidade média, com aromas lembrando ameixa, cerejas, especiarias e algo de ervas secas, lembrando folha de chá.

Na boca é seco, com acidez correta, álcool integrado e corpo médio. Os taninos são finos, pouco perceptíveis. A persistência é média, em 8 segundos, com retro-olfato retornando àquela especiaria e às ervas secas.

Gostei do vinho, mas acho que ele ficou meio pesado para o prato, que carecia de mais frescor. O molho de tomate pedia uma acidez mais acentuada, e o caráter picante da pimenta calabresa pedia taninos menos perceptíveis ainda (embora já fossem bem fininhos). Não chegou a atrapalhar, mas ficou longe de um casamento perfeito: O prato e o vinho valem a pena, mas em momentos diferentes.

Renzo Masi Chianti DOCG 2008
Região:
Chianti DOCG (Toscana) - Itália
Produtor: Renzo Masi
Importador: Decanter
Teor alcoólico:
13%
Casta(s):
95% Sangiovese - 5% Colorino
Preço:
aprox. R$ 40,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário