domingo, 10 de outubro de 2010

Lídio Carraro Dádivas Chardonnay 2009


Este eu bebi ontem em jantar familiar na Cantina Cortile, para abrir os trabalhos da noite. Já estava curioso por este rótulo específico, já que nunca havia provado um branco da Lídio Carraro, e gostei muito do espumante.

Como não disponho de dados técnicos sobre os vinhos, vou direto à degustação:
Amarelo-palha claro com reflexos verdes e lágrimas rápidas, finas de abundantes.
No nariz, apresenta intensidade média, com aromas frutados predominando: cítricos, frutas brancas (pêssego), e maçã verde. Também é perceptível um leve amanteigado, mas que em nada prejudica o frescor do vinho.

Na boca, é macio apesar do corpo leve. Tem algum dulçor, boa acidez, e um problema: álcool muito perceptível em boca (14%), mostrando algum desequilíbrio. Logo após aberta a garrafa, mostra leve sensação frisante, que some em taça. Persistência média (7s), com retro-olfato ampliando a maçã verde, e apresentando leves notas florais.

Gostei do vinho, é um bom aperitivo, e tem uma paleta aromática (e retro-olfativa) bem interessante, alinhada com a proposta da Lídio Carraro de mostrar toda a expressão frutada de um vinho. Sobre o álcool, só eu achei desequilibrado, todas as minhas companhias (as três mulheres de minha vida) acharam o álcool no lugar. Então ficam elas por elas, pois confio na opinião de minhas garotas. 

Vale a pena! Experimentem!
Da linha Dádivas, da Lídio Carrarro, também provem:
** Destaque pra os espumantes. São excelentes!

Lídio Carraro Dádivas Chardonnay 2009
Região: RS - Brasil
Produtor:
Lídio Carraro
Importador:
-
Teor alcoólico:
14%
Casta(s):
Chardonnay
Preço: R$ 35,00 - R$ 40,00

3 comentários:

  1. Essa manteiga que você percebeu é do vinho mesmo, pois ele não passa por madeira, como a própria dona da vinícola me explicou. Em breve eu vou postar a minha visita lá! abraços

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, nenhum dos vinhos da Lídio Carraro passa por madeira, segundo o enólogo contou neste evento. O que é uma proposta bem interessante!

    ResponderExcluir
  3. Olha, não é que vc já experimentou, era desse mesmo que estava comentando, o Dádivas! Interessante que a mim o que mais se pronunciou foi o aroma de abacaxi. Vale a pena conhecer o Quorum. Abs

    ResponderExcluir