segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Lídio Carraro Espumante Dádivas Brut

 
Finalmente tive a oportunidade de saciar minha curiosidade pelos tão falados vinhos da Lídio Carraro. Este espumante foi servido na abertura do coquetel que celebrou a parceria entre a Lídio Carraro e o complexo Villa Gourmet aqui em Salvador, onde os produtos da vinícola começarão a ser comercializados.

Não tenho maiores dados sobre vinificação do produto, pois não há ficha técnica disponível no site e esses dias foram um pouco corridos para mim. Quando estiver com mais tempo, solicito as fichas. 

De qualquer forma, creio ter ouvido que é um corte normal de Chardonnay e Pinot Noir (não lembro as proporções), e tenho quase certeza que foi elaborado por método tradicional. Se estiver errado, alguém por favor me corrija.


Vamos à nota, pois.

É um espumante amarelo bem claro, quase incolor, com reflexos verdes, perlage fino e abundante, formando uma coroa de persistência razoável.

No nariz apresenta intensidade média, com aromas predominantes a frutas. Maçã verde, algo de fruta branca, cítrico. Também havia um leve floral, e de forma muito secundária, quase imperceptível, um fermentozinho. 

Na boca é leve, muito fresco com ótima acidez, espuma bem abundante e cremos, álcool bem integrado. Persistência surpreendentemente alta (8-9 segundos), com retro-olfato confirmando a fruta e trazendo um aroma leve de mel no final. Não tem nenhum amargor.

A primeira coisa que me chamou a atencão foi a absoluta ausência de defeitos, o que num vinho desta faixa de preço é maravilhoso! Além disso, tem virtudes de sobra: Aromas frescos e frutados muito bons, acidez refrescante, perlage bem cremoso (outra coisa rara). 

É um espumante delicioso, cujo único defeito é que você pode ficar bebendo ele horas e horas e horas sem parar, e sem perceber o quanto bebeu! 

Espumante Dádivas Brut
Região: RS (Checar região) - Brasil
Produtor:
Lídio Carraro
Importador:
-
Teor alcoólico:
12%
Casta(s):
Creio que Chardonnay e Pinot Noir (confirmar)
Preço: R$ 35,00 - R$ 40,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário