terça-feira, 21 de setembro de 2010

Gavioli Montepulciano D'Abruzzo DOC 2008


Um italiano baratinho que comprei aqui na Adega São Paulo, em Salvador pela bagatela de 22 reais. Pelo preço, confesso que não tinha muitas expectativas, e talvez por isso tenha sido uma grata surpresa!

Segundo site do produtor, este Montepulciano D'Abruzzo passa por maceração a 25ºC por 10 dias, e após a fermentação alcoólica, passa também por maloláctica. Estagia em tanques de inox.

É um vinho vermelho rubi intenso com reflexos violáceos, brilhante, mas quase impenetrável. Lágrimas rápidas, finas e com cor, em média quantidade.

No nariz, tem intensidade média/alta. Aromas predominantes de fruta vermelha, como cereja (meio licorosa). Também tem ameixa em calda e algo de especiaria leve. Lembrou outros exemplares de Montepulciano D'Abruzzo que conheço já bebi.

Tem corpo médio, com ótima acidez, álcool equilibrado e taninos médios. Apresenta algum amargor no final, talvez além do desejável, mas esperado para um vinho italiano de 22 reais. Persistência em 8 segundos, com retro-olfato de fruta vermelha e leve herbáceo, lembrando folhas secas.

No resumo, levando em consideração preço x qualidade, é um ótimo vinho! Em termos absolutos, é um vinho comum, de dia-a-dia. O nariz é simples, mas bem agradável, pena que na boca não acompanha o ritmo, por conta do amargor. Mas vale a pena ter em casa para beber durante a semana. Pelo menos para o meu padrão de consumo!

Outro Montepulciano D'Abruzzo que vale a pena (este sim, delicioso e vale muito mais do que custa) é o Gran Sasso Montepulciano D'Abruzzo 2007.

Gavioli Montepulciano D'Abruzzo DOC 2008
Região: Montepulciano d' Abruzzo DOC - Itália
Produtor: Gavioli
Importador: -
Teor alcoólico: 12%
Casta(s): Montepulciano
Preço: R$ 22,00

4 comentários: