segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Camino Real Chardonnay 2008


Este foi um Chardonnay que degustei no Wine Bahia e fiz questão de comprar novamente, para beber com mais calma. Exemplar chileno do Vale do Cachapoal, é uma boa pedida para quem gosta de brancos mais encorpados, e com traços de estágio em barricas bem evidentes.
As uvas são colhidas manualmente e 80% do mosto é fermentado em tanques de inox a temperaturas controladas (15ºC a 18ºC), enquanto os outros 20% passam por carvalho francês.

O vinho é amarelo-palha com reflexos dourados, de uma cor bem bonita. Lágrimas rápidas, espessas e abundantes.

No nariz, mostra boa intensidade aromática, com de tostado, manteiga e baunilha dominando o conjunto, e algo de abacaxi em calda aparecendo de forma bem secundária.

Tem corpo médio/forte, com muita maciez, leve dulçor, acidez boa (moderada, mas coerente), álcool bem forte (14,3%), mas sem atrapalhar. Persistência em 8 segundos, com retro-olfato a pão torrado.

É o estilo de vinho que tem seus fãs, e aqueles que detestam. Algo meio "ame ou odeie". Não é algo que eu goste de beber sempre, esse tipo de Chardonnay bombadão, mas confesso que de vez em quando acho uma delícia! E para o que se propõe (e pelo preço), achei este vinho imbatível!

Outros Chardonnay chilenos com este toque perceptível de estágio em barricas, mas um pouco mais acessíveis:

Camino Real Chardonnay 2008
Região: Vale de Cachapoal - Chile
Produtor:
Viña Camino Real
Importador:
Giava Perini do Brasil
Teor alcoólico:
14,3%
Casta(s):
Chardonnay
Preço:
R$ 38,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário