sábado, 18 de setembro de 2010

Almadén Chardonnay 2010


Mais uma aventura minha pela linha Almadén produzida sob nova direção! Este Chardonnay veio confirmar o que para mim era uma quase certeza: Os brancos desta linha são muito superiores aos tintos!

Elaborado com uvas de vinhedos próprios da Almadén e colhidas manualmente, este Chardonnay é fermentado em tanques de inox durante cerca de 21 dias, com bâtonnage.

O vinho tem cor amarelo-palha quase incolor, com lágrimas rápidas, finas e abundantes.

Tem intensidade aromática média, e bem simples: fruta branca (talvez pêssego) leve, maçã verde. Juro que senti um leve amanteigado, mas achei estranho, pois na ficha técnica não consta nem estágio em barricas, nem malolática. Imagino que seja o bâtonnage, ou coisa da minha cabeça mesmo.

Na boca é um pouco adocicado (provavelmente o nível máximo de açúcar permitido para que um vinho ainda seja chamado de "seco"), mas com dulçor compensado por uma boa acidez. O álcool está bem colocado, sem ressaltar. Corpo levíssimo, persistência em 6 segundos e retro-olfato confirmando as impressões do nariz. 

Para o preço que custa, e aquilo a que se propõe, é um excelente vinho. O açúcar residual alto foi colocado deliberadamente para não agredir paladares "não iniciados", creio eu. Não é um vinho para quem já bebe vinho, e sim para quem quer começar a beber. E para este público, é uma excelente opção em vinho branco!

O problema de muitas pessoas ao avaliar o Almadén é justamente não entender a proposta desta linha.

Aliás, quem quiser ler os posts dos demais vinhos da Almadén, é só acessar:

Almadén Chardonnay 2010
Região: Santana do Livramento (Campanha Gaúcha) - Brasil
Produtor:
Vinícola Almadén - Miolo Wine Group
Importador:
-
Teor alcoólico:
12,5%
Casta(s):
Chardonnay
Preço:
aprox. R$ 13,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário