quinta-feira, 24 de junho de 2010

Almadén Riesling 2010

Calma, calma! Peço aos apressados que leiam o post antes de torcer o nariz. 

Falo isso porque creio que a maioria dos leitores, assim como eu, aprenderam a beber vinho ouvindo "Almadén é porcaria", entre outras coisas. Mas volta e meia eu gosto de colocar à prova os meus conceitos, e tenho certeza de que você, caro leitor, também gosta! 

No ano passado, a vinícola Almadén - antes pertencente à gigante do ramo de bebidas Pernod Ricard - foi comprada pela Miolo Wine Group. A aquisição alça a Miolo ao posto de maior produtor de vinhos finos do país, com produção de 12 milhões de litros/ano, e abre um novo nicho de mercado para a empresa, oferecendo vinhos a uma faixa de 8 a 12 reais. 

Comecemos a análise pela garrafa. Uma mudança radical no design da safra 2010 marca a transição de gestão, trocando a aparência pretensamente clássica por um visual mais jovial, que deixa clara a proposta do vinho: Um produto completamente despretensioso. A garrafa também é 30% mais leve, usando menos matéria prima e liberando menos gás carbônico no transporte, o que mostra preocupação ambiental da empresa. A vedação segue a tendência de modernidade, com o uso do screw cap.

Visualmente é amarelo quase incolor, com reflexos verdes, límpido e brilhante. As lágrimas são rápidas, em média espessura e quantidade.

No nariz é franco, com média intensidade e aroma bem simples, onde predomina o floral, seguido por cítrico e algo que me lembrou maçã verde.

Ao provar mostra corpo bem leve, seco, com sensação ligeiramente frisante (lembrando agulha do vinho verde). A acidez é boa e o álcool está bem integrado. A parte ruim fica por conta de um certo amargor e da persistência que é bem curta (entre 4 e 5 segundos). O retro-olfato não traz nada de novo.

Agora que você leu tudo, deve estar se perguntando: "O que ele achou do vinho?"

Bem...é um vinho ordinário. Me custou 13 reais (acima do preço médio), o que é muito mais barato do que qualquer vinho de entrada de vinícolas nacionais, chilenas ou argentinas.

O simples fato de ele ser repleto de aromas primários com bastante frescor e não possuir lá defeitos graves em boca já é um grande mérito.

Não teria vergonha alguma de recomendar este rótulo a pessoas que estão começando a beber vinho e não estão dispostas a gastar muito. Nem de provar os demais rótulos da safra 2010 da Almadén, o que eu certamente farei!

Almadén Riesling 2010
Região: Santana do Livramento (Campanha Gaúcha) - Brasil
Produtor:
Vinícola Almadén - Miolo Wine Group
Importador:
-
Teor alcoólico:
12%
Casta(s):
Riesling Itálico
Preço:
R$ 8,00 a R$ 13,00

5 comentários:

  1. Alexandre interessante a postagem, talvez esse seja uma opção bem mais evoluída para aqueles que ainda hoje têm saudade dos vinhos alemães de garrafa azul. Tenho um amigo que adora aqueles sofríveis vinhos.
    Um abraço e parabéns pela postagem, falar de vinho bom e caro é fácil e dá ibope, o difícil é falar dos polêmicos.
    Rômulo Lôbo.

    ResponderExcluir
  2. Fala Meu Amigo!!

    Taí... Agora sou eu que terei que quebrar alguns dos meus paradigmas e provar este vinho.

    Abraço!
    Gustavo
    http://enoleigos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Alexandre bom dia.

    De fato. As vezes ficamos cheios de curvas ao falarmos de vinhos mais baratos, sempre pensando nesta ou naquela situação. Eu mesmo, já ouvi de amigos que não se deve comentar os vinhos mais populares. MAs escrevemos,no blog,para todos, sejam entendidos ou não.

    Especificamente este Alamdén demonstra o potencial da região para os brancos, inclusive a informação vale para os uruguaios.

    Gosto muito dos brancos da Santa Colina,de Livramento, também.

    De mais a mais não podemos sair, todos os dias,com nossa melhor roupa. Em certas ocasiões até mesmo não será adequado.

    Não esquece que vinho é prazer, claro que este horizonte de prazer pode ser aumentado.

    É o que tento fazer no meu blog.

    Um abraço

    Peter (alemdovinho.wordpress.com)

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, fico muito feliz com este tópico.

    Foi muito lido, e bem comentado, com opiniões que agregam muito!

    Pretendo postar mais vinhos com este perfil futuramente.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Estou passeando pelas suas notas e gostando muito de tudo, do tom, do conteúdo, da orientação. Parabéns!

    ResponderExcluir