quinta-feira, 11 de março de 2010

Santa Carolina Reserva Chardonnay 2007



Primeiro vinho desta noite, esta garrafa fez parte de uma iniciativa da minha querida mãe para me ajudar na prova prática do curso da ABS-SP, semana que vem: Me fazer degustar tudo às cegas.

A idéia surgiu da necessidade de afastar o fantasma do "efeito placebo", que invariavelmente em algum momento afeta TODOS os bebedores de vinho, fazendo-os SEMPRE sentir cassis em Cabernet Sauvignon - e mentol se for chileno - pimenta em Syrah, cítrico e herbáceo em Sauvignon Blanc, e por aí vai...

E foi com aquela carinha de "vamos ver como vai ser agora que você não vê o rótulo" que me foi servida a primeira taça.

O exame visual: Amarelo-palha, intensidade de cor média. Límpido, brilhante, com lágrimas rápidas, finas e abundantes.

...Encostei no nariz e pensei - sem falar pra não pagar micos desnecessários, claro - isso é Chardonnay!

Nenhum mérito pra mim. Acontece que no nariz este vinho é muito típico, só isso. Boa intensidade, com aromas a abacaxi em calda, alguma coisa de baunilha e tostado, do estágio em barrica. E pode ser algo muito precipitado, mas pra mim, abacaxi+aroma de madeira sempre mata a charada do Chardonnay.

Ao provar, tinha corpo médio, e até certa untuosidade. Acidez correta, mas os 14% de álcool ficaram muito evidentes. Persistência boa (7s), mas uma ponta de amargor final que incomodou, além do retro-olfato ressaltando demais os aromas de madeira, deixando a fruta um pouco em segundo plano.

A minha opinião final é mais ou menos a mesma do vinho anterior. A despeito do amargor, álcool sobrando, e um certo exagero de madeira na minha opinião, o vinho entrega algo condizente com o valor cobrado. Razoável.

Logo mais posto o segundo vinho da noite!

Santa Carolina Reserva Chardonnay 2007
Região: Vale de Casablanca - Chile
Produtor: Viña Santa Carolina
Importador: Casa Flora
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): Chardonnay
Preço: R$ 25,43

Um comentário:

  1. E não é que eu gostei desse vinho?
    Raridade, tendo em vista que é um chardonnay!

    ResponderExcluir