Engraçado eu nunca ter postado sobre um Casillero del Diablo antes. É um clássico do custo x benefício, o primeiro passo óbvio do enófilo iniciante que acabou de sair dos "reservado" da vida, e ainda assim, um porto seguro para aqueles que querem simplesmente um vinho bem feitinho para tomar no dia-a-dia, sem ter de tolerar grandes defeitos.
Gosto muito de falar em vinhos acessíveis aqui no blog, e na minha opinião o Casillero é um campeão em sua faixa de preço.
Este Chardonnay vem do Vale Central, denominação genérica da região central do Chile. 35% do mosto é fermentado e estagiado em barricas de carvalho francês, e o restante em tanques de inox.
Visualmente é amarelo palha intenso, límpido e brilhante; com lágrimas rápidas, finas e abundantes.
No nariz tem intensidade média, com aromas de abacaxi em calda e pêssego mescladas a aromas tostados, de baunilha e um pouco de mel.
Tem certo dulçor na boca, com acidez moderada (mas normal para o perfil do vinho), e álcool sobressaindo um pouco, além de um leve amargor. Corpo médio/forte, com maciez e untuosidade, persistência boa (cerca de 9 segundos) e retro-olfato no qual a fruta some gradativamente, dando lugar às notas tostadas e de mel.
Embora uma parcela minoritária do vinho passe por carvalho, ele deixa marcas bem nítidas no vinho. O álcool sobressaindo é algo comum nestes vinhos chilenos, e o amargor não é tão grande.
Levando isso em consideração, é um bom vinho para quem gosta deste perfil mais encorpado e amanteigado.
Casillero del Diablo Chardonnay 2008
Região: Vale Central - Chile
Produtor: Viña Concha y Toro
Importador: VCT Brasil (Concha y Toro)
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): Chardonnay
Preço: R$ 28,00Região: Vale Central - Chile
Produtor: Viña Concha y Toro
Importador: VCT Brasil (Concha y Toro)
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): Chardonnay
Nenhum comentário:
Postar um comentário