sexta-feira, 9 de julho de 2010

Terranova Late Harvest 2005

Último vinho degustado na Fazenda Ouro Verde, este late harvest da linha Terranova é elaborado com uvas Moscatel. Após fermentação alcoólica e maloláctica,  o vinho estagia em barricas de carvalho americano de média tosta (por tempo não determinado na ficha técnica) antes de ir para o mercado. 

Visualmente, este late harvest está naquele ponto entre o amarelo palha forte e o ouro, com lágrimas grossas e lentas.

No nariz é intenso, com os aromas do estágio em barricas de carvalho americano muito evidentes, mostrando coco e baunilha, e um tostado que lembra muito o brandy também elaborado na Fazenda Ouro Verde, o Osborne. Também é possível notar algum aroma frutado, que me lembrou maracujá, mas ficou em segundo plano.

Na boca, como era de se esperar, dulcíssimo, e com álcool no lugar, num conjunto de maciez razoável. O problema aqui foi a acidez muito baixa, que talvez deixe o vinho enjoativo para se beber mais de uma taça. Persistência de 8 segundos e retro-olfato confirmando impressões do nariz.

É um vinho gostoso, tanto no nariz quanto na boca. Mas poderia ter mais acidez - o que na verdade, é o calcanhar de aquiles do Vale do São Francisco - e também ser mais untuoso. Mas não deixa de ser interessante. Comprarei novamente aqui em Salvador.

Terranova Late Harvest 2005
Região: Vale do São Francisco - Brasil
Produtor:
Miolo Wine Group
Importador:
-
Teor alcoólico:
(a confirmar)
Casta(s):
Moscatel
Preço: aprox. R$ 30,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário