sábado, 10 de julho de 2010

Casillero del Diablo Sauvignon Blanc 2009

Mais um branco que posto aqui da conhecidíssima linha da Concha y Toro, a Casillero del Diablo, tida por muitos como um oasis do vinho acessível, e por outros como um produto massificado, repetitivo e enjoativo. (Ao final do post dou minha opinião a respeito) 

Elaborado com uvas do Vale Central, este Sauvignon Blanc da safra 2009 é fermentado e estagiado por 3 a 6 meses em tanques de inox sur lies.

Mostra uma cor amarelo palha quase incolor, com reflexos verdes. Muito brilhante, tem lágrimas rápidas, finas e abundantes.

No nariz a intensidade transita entre média e alta, com todo aquele aroma de maracujá que se espera de um Sauvignon Blanc chileno, além de notas cítricas e uma pontinha de pimentão.
Na boca tem corpo leve, é seco, com excelente acidez, mas álcool sobressaindo um pouco (sugiro trapacear um pouquinho e resfriar mais do que o normal). Também apresenta um pouquinho de amargor. A persistência é média (7 segundos) com retro-olfato confirmando o nariz, e perfumando muito a boca.

Enfim, é um bom Sauvignon Blanc. Poucos defeitos gustativos, nariz com tudo o que se esperaria de um exemplar do Chile, bem refrescante, com características típicas dos resultados de uma uva em uma determinada região.

Alguns dizem que é um vinho repetitivo, massificado, chato, sem personalidade. Acho que nesta esfera de preço (28-35 reais), não se fala em personalidade e sim em qualidade de vinificação. Este vinho quase não tem defeitos - os que aparecem são mínimos - e apresenta boas qualidades. Certamente está entre o que melhor se pode beber a este preço!

Mas ainda tem gente procurando vinho de boutique a 30 reais...

Casillero del Diablo Sauvignon Blanc 2009
Região: Vale Central - Chile
Produtor:
Viña Concha y Toro
Importador:
VCT Brasil (Concha y Toro)
Teor alcoólico:
13%
Casta(s):
Sauvignon Blanc
Preço: R$ 28,00

Um comentário:

  1. Boa nota....Sinceramente, não cheguei a sentir o maracujá. Mas sim laranja-lima, lima e um pêssego bem de leve.
    eu penso que esse vinho é um excelente custo x benefício, para um branco.
    Apreciei ela, comendo um preixe ao forno, assado, com batatas cozidas e fritadas a manteiga.
    Um manjar!

    ResponderExcluir