domingo, 11 de julho de 2010

Fortaleza do Seival Pinot Grigio 2008

Mais um vinho degustado da finada linha Fortaleza do Seival, e o primeiro Pinot Grigio nacional que tenho a oportunidade de provar.

Antes que alguém se assuste com o "finada",  deixem-me explicar: vinho não parou de ser produzido, mas agora todos os rótulos da antiga linha Fortaleza do Seival fazem parte da linha Reserva da Miolo, que por sua vez teve sua produção transferida para a Campanha Gaúcha.

Dadas as devidas explicaçõess, vamos ao vinho. É um monovarietal de Pinot Grigio já produzido na Campanha Gaúcha, perto da fronteira com o Uruguai. Seguindo uma linha de vinhos leves e frescos típicos desta casta, o vinho não passa por madeira.

É amarelo palha claro e brilhante com reflexos verdes. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes.

No nariz tem intensidade média, com muita fruta lembrando principalmente pêssego. Senti algo cítrico secundário e também uma ponta de mel leve. 

Corpo entre leve e médio, até que macio com dulçor bem perceptível. Acidez média, deixando o álcool sobressair um pouco. Persistência entre  6 e 7 segundos, com retro-olfato confirmando o nariz. Apresenta algum amargor.

Confesso que me decepcionou um pouco na boca. É bonzinho, mas esperava mais equilíbrio. Fiquei curioso para provar a safra mais recente (que não sei se já é Miolo Reserva, ou ainda Fortaleza do Seival), para ver se não houve perdas significativas em acidez, pois foi a falta dela que prejudicou o conjunto aqui.

Fortaleza do Seival Pinot Grigio 2008
Região: Campanha Gaúcha - Brasil
Produtor:
Miolo Wine Group - Seival Estate
Importador:
-
Teor alcoólico:
13%
Casta(s):
Pinot Grigio
Preço: R$ 22,00 - R$ 30,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário