sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Viña Tarapacá Gran Reserva Chardonnay 2008


A vinícola dispensa apresentações. A Tarapacá é uma das gigantes chilenas do vinho, e está presente com suas linhas - da mais básica às mais elaboradas - em diversas lojas de vinhos e gôndolas de supermercados.

Apesar de ser tão conhecida, este é o primeiro rótulo da linha Gran Reserva que provo. Seguindo a minha atual predileção pelos brancos, a escolha acabou recaindo pelo Chardonnay (fico devendo o Sauvignon Blanc).

A ficha técnica não entra em muitos detalhes a respeito do vinho, e apenas diz o óbvio que é possível notar na degustação: o vinho passa por barricas de carvalho, sur lies. Outro detalhe interessante, é que apesar de o rótulo indicar a procedência como Vale do Maipo, os vinhedos estão em processo gradual de transferência para o Vale de Leyda. A safra 2008 conta com 62% das uvas procedentes do Maipo, e 38% de Leyda.

É um vinho de cor amarelo-palha médio, com reflexos ouro. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, e o vinho é límpido e brilhante.

No nariz é intenso, com aromas clássicos de abacaxi em calda e fruta branca (pêssego). Notas amanteigadas bem perceptíveis, e um leve tostado, bem integrado. No fundo da taça, um aroma agradável de caramelo.
Na boca mostra corpo médio (confesso que pensei que seria mais encorpado, mas não foi de forma alguma uma decepção), com boa acidez, e uma ponta de álcool sobrando (impressionantes 14,5%), que só não virou um desequilíbrio grande porque o vinho tem estrutura para aguentar. Boa maciez e untuosidade, persistência em 9 segundos, com retro-olfato confirmando a fruta, mas ressaltando mais o tostado e o amanteigado.

É um branco relativamente gordo, com boa estrutura, capaz de aguentar molhos brancos mais untuosos, ou peixes gordurosos, como um bacalhau. Sou suspeito para falar porque adoro Chardonnay, tanto em um estilo mais leve, quanto estes mais pesadões. Gostei bastante!

Minha sugestão de leitura alternativa hoje é de um Chardonnay argentino, que postei aqui há algum tempo, e me encantou demais. O Pulenta Estate VIII Chardonnay 2007.

Viña Tarapacá Gran Reserva Chardonnay 2008
Região: 62% Vale do Maipo - 38% Vale de Leyda
Produtor: Viña Tarapacá
Importador: Épice
Teor alcoólico: 14,5%
Casta(s): Chardonnay
Preço: R$ 50,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário