quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Famiglia Bianchi Chardonnay 2008

 
Acho que todo mundo que acompanha o blog já percebeu que Chardonnay é a minha praia, não é? Pois bem, cá estou eu postando mais um exemplar desta uva, desta vez um argentino produzido em San Rafael, Mendoza, em vinhedos localizados a 750 metros acima do nível do mar.

As uvas Chardonnay deste Famiglia Bianchi são colhidas manualmente e prensadas em prensa pneumática. Os resíduos sólidos são separados por decantação a frio, e fermentação em barricas de carvalho francês (30% novos e o restante de 1o e 2o uso), seguido de estágio de 10 meses sur lies.

O vinho é de cor amarelo-palha com reflexos verdes, límpido e brilhante. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes.

No nariz fica claro o estágio em barricas com contato prolongado com as leveduras: Destacam-se os aromas de pão tostado, manteiga e baunilha. Algo de fruta branca (um pêssego em calda, talvez) é levemente perceptível, escondido atrás dos aromas descritos anteriormente. Mas esse frutado é bem fugaz.

Ao provar, mostra corpo médio, com certo dulçor e untuosidade. A acidez é boa, mas o álcool atrapalha a degustação com algum desequilíbrio (são 13,7%). A persistência é de cerca de 8 segundos, com retro-olfato confirmando o nariz. Um leve amargor também incomoda um pouco na boca.

É um vinho um pouco pesado, e com alguns defeitos na boca. No nariz, vai agradar quem gosta deste perfil de Chardonnay com madeira bem perceptível. Apesar dos defeitos, acho um vinho justo pelos 22 reais que me custou. Dificilmente se acha um branco melhor por este preço.

Famiglia Bianchi Chardonnay 2008

Região:
San Rafael (Mendoza) - Argentina
Produtor: Valentín Bianchi S.A
Importador: Carballo Faro - BA
Teor alcoólico:
13,7%
Casta(s):
Chardonnay
Preço:
R$ 22,00

3 comentários:

  1. Alexandre tudo bem?

    Eu concordo contigo este Chardonnay é um pouco pesado. Aliás os Chardonnay de Mendonza são em geral assim. Mas procurando encontramos bons exemplares, como o Paula vendido pela Gran Cru. Mas nada que se comparem aos Torrontes de Salta.

    Um abraço Peter

    ResponderExcluir
  2. Oi Peter!

    Com certeza, há os bons exemplares! Você falou em Gran Cru, lembrei de um Chardonnay ótimo de mendoza trazido por eles, o Pulenta! Já postei aqui e é uma delícia!

    Agora, já Torrontés...tenho que te confessar que não sou muito fã. Bebo, mas só de vez em quando. Acho meio enjoativa, aquela exuberância toda!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Alexnadre daí o Torrontés Crios da Susana Balbo ser único, sai deste lugar comum que falas.

    abs Peter

    ResponderExcluir