terça-feira, 16 de novembro de 2010

La Cacciatora Barbaresco DOCG 2006

 
Bem, às vezes, quando queremos conhecer o básico sobre as denominações um pouco mais badaladas dos vinhos europeus, sem precisar levar um tiro no bolso, é preciso entrar pela porta dos fundos. Foi o meu caso com o Barbaresco, vinho piemontês elaborado com a uva Nebbiolo, a mesma que dá origem ao seu "primo rico", o Barolo.

O escolhido foi um Barbaresco da linha La Cacciatora, produzida pela Casa Vinícola Caldirola, que me custou 49 reais. O Barolo desta mesma linha custa cerca de 89 reais, e certamente é uma das minhas próximas metas!

Certamente não estão entre os melhores exemplares, mas creio eu - e aí, alguém que entenda destes vinhos do Piemonte me confirme ou desminta - que dá pra ter uma idéia de como são os vinhos destas denominações.

Este Barbaresco é vermelho-rubi de intensidade média, límpido e brilhante, com reflexos granada típicos da Nebbiolo. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, com pouca cor.
No nariz é intenso, com aroma floral predominante, seguido de geléia de fruta vermelha, algo de especiaria e também lembrando erva aromática (como alecrim, talvez).

Na boca é seco, com grande acidez, álcool equilibrado, corpo medio, taninos de boa qualidade, mas trazendo adstringência bem presente. Persistência de 9 segundos, com retro-olfato confirmanto o nariz.

Foi diferente. Bem diferente de todo tipo de vinho que eu já provei. O vinho mais parecido com este, foi evidentemente, outro Nebbiolo, desta vez brasileiro, da Lídio Carraro (que infelizmente não postei aqui, pois não tomei nota). É um vinho que leva tempo pra abrir os aromas, e que é meio...pouco óbvio, difícil de decifrar. É básicamente a antítese do que chamamos de um vinho "franco".

Se com um rótulo simples, que é provavelmente um vinho de dia-a-dia na Itália, eu já constatei que a Nebbiolo é, até agora, uma das castas tintas mais singulares que já provei, eu com certeza pretendo provar outros exemplares!

La Cacciatora Barbaresco 2006
Região:
Barbaresco DOCG (Piemonte) - Itália
Produtor: Casa Vinícola Caldirola (La Cacciatora)
Importador: Carballo Faro - BA
Teor alcoólico:
13%
Casta(s):
Nebbiolo
Preço:
R$ 49,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário