segunda-feira, 12 de abril de 2010

Penedo Borges Chardonnay 2008


Os vinhos Penedo Borges são elaborados pela Finca Don Otaviano, uma empresa argentina, situada em Mendoza, no departamento de Luján de Cuyo, mas com proprietários...brasileiros! Sim, e um dos sócios é o atual presidente da ABS-RJ, Euclides Penedo Borges. Dá para presumir de onde vem o nome do vinho agora, né?

Conheci este Chardonnay - só que da safra 2007 - em uma degustação da linha reserva, com palestra do próprio Euclides Penedo Borges, e lembrava de ter gostado do vinho por fugir ao lugar comum "Abacaxi-Tostado-Manteiga", tão presente nos Chardonnays que estou acostumado a beber.

Mas ao mesmo tempo, desde que bebi este vinho pela primeira vez fiquei com aquela impressão inconclusiva, algo que me dizia "você precisa provar de novo", mas como sempre, eu sempre adiei a experiência. Até o último Sábado, quando comprei uma garrafa do 2008, pra tirar a dúvida.

Pois bem, visualmente, é como esperado: amarelo-palha com reflexos verdes, límpido e brilhante, com algumas lágrimas rápidas e finas.

O nariz é de média intensidade, com aromas que me lembraram maçã e pêssego. Também havia algo que me lembrou fruta cítrica, aspecto que eu não sinto com frequência em Chardonnays. O vinho não passa por barrica, logo, nada de tostado.

Apresentou bom equilíbrio de álcool e acidez, mas mostrou algum amargor, o que me decepcionou um pouco. Seco e de corpo leve, é um vinho que tem no frescor o seu grande trunfo. A persistência é média/curta chegando nos 5 segundos, e o retro-olfato confirma o nariz, agregando também alguma nota lembrando mel.

Confesso que gostei mais deste vinho quando o provei no ano passado. O 2007 na época, em tese, estava mais ou menos no mesmo estágio de evolução que este 2008 aogra. Talvez haja alguma diferença de qualidade muito perceptível entre as safras. Ou talvez simplesmente eu esteja mais exigente.

Mas não importa tanto. Ainda é um vinho bom. E principalmente interessante para quem quiser beber um chardonnay um pouco diferente.

Penedo Borges Chardonnay 2008
Região:
Luján de Cuyo (Mendoza) - Argentina
Produtor: Finca don Otaviano
Importador: Yuhan Sudamerica
Teor alcoólico:
13,5%
Casta(s):
Chardonnay
Preço:
R$ 45,00




Nenhum comentário:

Postar um comentário