segunda-feira, 12 de abril de 2010

Zonin Ripasso Valpolicella Superiore 2006

O Ripasso della Valpolicella é um vinho da região do Veneto que eu sempre tive curiosidade de experimentar, devido a sua forma peculiar de produção. A princípio ele é vinificado como qualquer outro vinho de Valpolicella, com as tradicionais uvas Corvina, Rondinella e Molinara.

O processo que o distingue - e que deixa a coisa toda interessante - surgiu quando inventaram de colocar o vinho em maceração pós-fermentativa junto aos residuos sólidos de outros vinhos mais potentes da região, como o Amarone e o Recioto. A técnica surgiu com o objetivo de dar uma "bombada" no vinho, que ganha em alguns aspectos:

- Teor alcoólico, pois as leveduras ganham mais açúcar para metabolizar e transformar em álcool. Importante para a estrutura e longevidade do vinho.

- Glicerol, um álcool que confere sensação de maciez - e até certo dulçor - ao vinho, deixando-o "redondo".

- Taninos, provenientes das cascas. Importante para a estrutura, corpo e longevidade do vinho.

- Polifenóis, que são os compostos orgânicos responsáveis pelo aroma do vinho. E também estão nas borras em abundância.

Enfim, este upgrade em um simples Valpolicella consegue conferir mais corpo, estrutura, longevidade, maciez, intensidade e complexidade aromática. Vale ressaltar que atualmente o mais comum é utilizar uvas Corvina Secas para a maceração pós-fermentativa, e não as borras do Amarone e Recioto.

Mas segundo o site da vinícola, este Ripasso é feito nas borras do Amarone. Além disso, passou por 12 meses em barricas de carvalho esloveno e mais 6 meses em garrafa antes de ser comercializado.

É um vinho de coloração rubi bem definida e de média intensidade, com alguns reflexos atijolados. As lágrimas são rápidas, finas, abundantes e incolores.

No nariz é intenso, com aromas a cereja madura, ameixa em calda, algumas notas tostadas que não consegui distinguir, e um aroma animal lembrando charcutaria, que atenua na medida que o vinho fica na taça. Em compensação, depois de algum tempo surge uma especiaria leve, lembrando cravo.

Ao provar, mostrou-se muito macio, até com alguma sensação de dulçor(do tal do glicerol). Com bom corpo (médio/forte), ótima acidez, álcool potente, mas integrado ao conjunto, persistência razoável (7-8s) e retro-olfato com muita fruta (aquela cereja aparece absurdamente), e o tostado mais evidente.

Gastei 52 pratas neste vinho, e ele me fez lembrar de algumas discussões que acompanhei no Orkut, e de vinhos que tenho bebido (leiam a próxima postagem e entenderão). Definitivamente, em algum momento os vinhos europeus (mesmo os não tão caros) começam a oferecer mais do que a maioria dos sul-americanos, que embora estejam fazendo produtos sem defeitos e com ótima aceitação de mercado, padecem do mal de produzirem sempre "mais do mesmo". A América do Sul tem terroir perfeito, dinheiro e tecnologia. Talvez falte ousadia aos grandes produtores.

Quanto a este Ripasso? Foram 52 pratas muito bem investidas! Conheci um estilo novo de vinho, me diverti degustando, e creio ter achado um pouco mais de complexidade do que costumo encontrar no que bebo geralmente. E é um vinho gostoso, além de tudo!

Zonin Ripasso Valpolicella Superiore 2006
Região:
Valpolicella Superiore DOC (Veneto) - Itália
Produtor: Zonin
Importador: Carballo Faro - BA
Teor alcoólico:
13%
Casta(s):
70% Corvina - 20% Rondinella - 10% Molinara
Preço:
R$ 52,00


2 comentários: