sábado, 2 de outubro de 2010

Quinta da Aveleda 2009 #cbe

Depois de um mês sem participar da degustação da Confraria Brasileira de Enoblogs (por não conseguir achar um vinho em tempo hábil), finalmente estou de volta! O tema deste mês, proposto pelo Marcelo Di Morais (blog homônimo), foi vinho branco de qualquer casta (supus que assemblagem valia também) com preço até 40 reais.

Eu decidi procurar na minha mente algo que já conhecia mas ainda não havia postado no blog, e, sobretudo, um vinho que eu achasse emblemático daquilo que se compra de muito bom (e talvez de melhor) a este preço. Lembrei então do Quinta da Aveleda, um belo vinho verde de ótimo custo x benefício da Aveleda, que também produz o famoso Casal Garcia.

O vinho é um corte Trajadura, Loureiro e a celebrada Alvarinho em quantidades não reveladas (e que certamente variam de um ano para o outro). O mosto é extraído através de prensagem a baixa pressão, e passa por fermentação alcoólica a temperaturas controladas. Depois estagia em tanques de inox com as borras em suspensão. Por fim, é filtrado e estabilizado antes de ir para a garrafa.
O vinho tem aquela cor amarelo bem clarinho, com reflexos verdes. As lágrimas são bem espaçadas, de média espessura.

No nariz, apresenta intensidade aromática média, predominando o floral. Também são notáveis os aromas de maçã verde, pêra e um leve cítrico.

Na boca, como era de se esperar de um vinho verde, se destaca a acidez, muito, muito marcante, a ponto de deixar uma pontinha de açúcar residual presente no vinho quase imperceptível. Corpo leve (mas não tanto quanto outros vinhos verdes, pois ganhou alguma estrutura da Alvarinho), não apresenta nenhum amargor. Retro-olfato perfuma a boca por 7-8 segundos. Não percebi a clássica "agulha" (sensação leve de bolhas de gás carbônico), tão comum em alguns vinhos verdes.

Acho um dos melhores custo x benefício em termos de vinho branco, e com certeza o melhor em termos de vinhos verdes que eu conheço! Recomendo aos confrades que ainda não conhecem. Os que conhecem certamente entendem o que estou falando!

Saúde a todos!

Outros vinhos verdes da Aveleda degustados aqui no blog:

Quinta da Aveleda 2009
Região: Vinhos Verdes (Minho) - Portugal
Produtor:
Aveleda
Importador:
Interfood
Teor alcoólico:
11,5%
Casta(s):
Trajadura, Loureiro, Alvarinho
Preço:
R$ 34,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário