Primeiro vinho verde rosé que bebo - e o único que consigo encontrar no mercado aqui em Salvador - este Casal Garcia está em sua segunda safra, tendo sido elaborado pela primeira vez no ano de 2008.
É essencialmente um vinho leve e simples. Límpido e brilhante, com cor rosada de intensidade média e toques alaranjados, e lágrimas incolores em média espessura e quantidade.
No nariz não é tão fragrante, com intensidade média/baixa. Os aromas predominantes são de fruta vermelha fresca, com destaque pra morango. Pensei sentir algum floral, mas não tenho certeza.
Na boca, como nos vinhos verdes brancos mais simples, destaca-se a acidez muito alta e o baixo teor alcoólico (10,5%). É um vinho de corpo leve, muito refrescante, e com persistência bem ligeira (4-5 segundos), e retro-olfato sem trazer nada de novo.
Confesso que não consegui formar uma opinião sobre ele. Senti falta de um pouco mais de teor alcoólico (talvez mais 0,5% a 1% desse conta do recado) , mas entendo que é o usual nestes vinhos verdes.
Também não faria mal um pouco mais de intensidade e persistência aromática. Mas ainda assim, é bem refrescante. Preciso provar novamente pra chegar a uma conclusão.
Casal Garcia Rosé 2009
Região: Vinhos Verdes (Minho) - Portugal
Produtor: Aveleda
Importador: Interfood
Teor alcoólico: 10,5%
Casta(s): Vinhão, Azal Tinto, Borraçal
Preço: R$ 26,00
Região: Vinhos Verdes (Minho) - Portugal
Produtor: Aveleda
Importador: Interfood
Teor alcoólico: 10,5%
Casta(s): Vinhão, Azal Tinto, Borraçal
Preço: R$ 26,00
Alexandre. Belo vinho. Estamos na mesma sintonia. Gosto muito de roses. Este da região dos verdes tem por característica o que esta região traz aos tintos, por ser mais fria e menos ensolarada um tintos menos potentes. O rose não está fora da regra. Somente agregaria ao comentário a cor deste vinho belíssima, além de ser uma belo companhia aos frutos do mar ou mesmo para aproveitar um momento de prazer.
ResponderExcluirUm abraço Peter alemdovinho.wordpress.com