segunda-feira, 28 de junho de 2010

Two Oceans Chardonnay 2009

Este é um sul-africano de uma linha bem baratinha, produzido pela gigante Distell, grupo líder em vinhos na África do Sul, que agrega diversas vinícolas do país. É trazido para o Brasil pela importação própria do Grupo Pão de Açúcar, pela bagatela de R$ 19,00, o que torna a linha muito interessante para quem quer conhecer vinhos do país da copa.

As uvas deste Chardonnay são provenientes de três regiões: Stellenbosch, Malmesbury e Franschhoek. O mosto é fermentado a baixa temperatura em tanques de inox COM CHIPS (sim, achei fantástica a franqueza na ficha do vinho a respeito desta técnica tão polêmica de vinificação), sem fermentação malolática.

O resultado é um vinho amarelo palha bem claro, límpido e brilhante, demonstrando sua juventude. 
No nariz é de média intensidade, com as notas de abacaxi em calda e pêssego, acompanhadas por notas tostadas e de baunilha. 

Ao provar é macio, com corpo médio, boa acidez, álcool sobrando o suficiente para incomodar um tanto, e um pouco de amargor. O final é mais longo do que o esperado, entre 8 e 9 segundos, com retro-olfato mostrando algum defumado. O álcool continua marcando a boca durante a persistência retro-olfativa, o que incomoda.

Vale a pena para conhecer um Chardonnay Sul Africano sem mexer tanto no bolso. Mas tenho a leve impressão de que alguns chardonnays nacionais na mesma faixa de preço (talvez até 25 reais) se sairiam melhor. Mas aí eu precisaria fazer a comparação na hora. De qualquer forma, por 19 reais valeu o risco de experimentar.

Two Oceans Chardonnay 2009
Região: Stellenbosch, Malmesbury e Franschhoek - África do Sul
Produtor:
Distell - Two Oceans
Importador:
Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar)
Teor alcoólico:
13,67%
Casta(s):
Chardonnay
Preço:
R$ 19,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário