quarta-feira, 30 de junho de 2010

Tuniche Reserva Malbec 2006

Este é o meu primeiro Malbec chileno, combinação de uva e terroir que já me despertava a curiosidade há algum tempo e finalmente consegui provar.

Elaborado pela Viña Tuniche no Vale do Cachapoal este vinho difere do perfil de Malbec argentino que eu estou acostumado a beber. 
Na análise visual, mostra um vermelho rubi opaco e intenso ainda com reflexos violáceos bem presentes. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, ainda com muita cor. Há muitas partículas em suspensão, de forma que recomendo a decantação, ainda em garrafa. (Deixa-la em pé algum tempo antes de servir)

No nariz tem intensidade média/alta, com aromas a frutas como ameixa e um pouco de cereja. Há claros aromas de estágio em barricas, lembrando a café e chocolate, e também um leve aroma lembrando chá.

Ao provar, mostra muita robustez, com taninos bem presentes em adstringência e algum amargor (de forma até um tanto rústica). A acidez é adequada, e o álcool sobra um pouco, sendo especialmente importante observar a temperatura de serviço. A persistência é boa (8-9 segundos) com retro-olfato confirmando o nariz, e trazendo uma sensação que lembrou terra molhada.

É um vinho meio rústico, com aromas não tão exuberantes quanto um Malbec argentino, e boca muito, mas muito menos "amigável" que o mesmo varietal do país vizinho. Achei bem interessante (gosto de vinhos com esse perfil), mas os que esperarem um Malbec típico de Mendoza, podem se preparar para algo totalmente diferente. 

Tuniche Reserva Malbec 2006
Região: Vale do Cachapoal
Produtor:
Viña Tuniche
Importador:
Ana Import
Teor alcoólico:
13,8%
Casta(s):
Malbec
Preço:
R$ 41,00

2 comentários:

  1. Isto pq nunca te cruzaste com o VIU ONE puro Malbec chileno e divino.

    Mas mais chão é o Augustinos tb chileno, Malbec, de Bio Bio.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Alexandre o comentário aí em cima é meu (alemdovinho)

    ResponderExcluir